Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
(Zoom) Realizado o 3º Fórum da Câmara 08/10/2020

O terceiro fórum online da Câmara, promovido pela Comissão de Coordenação Geral (presidente Shinichi Sanui) e pela Comissão de Planejamento e Estratégia (presidente Nobuhiro Yoshida), foi realizado na manhã desta quinta-feira (08). Mais de 80 pessoas participaram do encontro.  

O vice-presidente do Comitê de Planejamento e Estratégia, Satoshi Koike, atuou como mediador. Em época da pandemia do novo coronavírus, o fórum está substituindo o Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, evento este que é realizado a cada semestre. 

O presidente da Câmara Toshifumi Murata pediu a participação de expatriados, além de representantes das empresas e pessoas responsáveis ​​nas respectivas sedes no Japão, a participarem deste 3º fórum, destacando a importância do compartilhamento de informações. 

Yoshihiro Yamada, presidente do Departamento de Metal-Mecânica, comentou sobre "Retrospectiva para o primeiro semestree as perspectivas para o segundo semestre de 2020". Explicou que existem setores em que a demanda é firme devido a diferenças no sentimento empresarial nas estatísticas oficiais do IBGE. Comentou sobre o acesso remoto através da Tecnologia da Informação & Comunicação (TIC), baixas taxas de juros, depreciação real, impacto do protecionismos, entre outros. 

Yamada fez uma análise sobre os indicadores por setor. Primeiro, as mudanças ano a ano na produção do setor de mineração e industrial no Brasil, o índice de construção civil e máquinas para construção com uma recuperação em forma de V. Previsão do aumento de preços devido ao consumo de energia, produção de aço bruto e escassez de materiais de aço no próximo ano, automóveis e máquinas de construção, recuperação de vendas de motocicletas devido a baixas taxas de juros e demanda de entrega, motores, compressores, máquinas de uso geral, máquinas agrícolas e máquinas-ferramentas, derivados de petróleo, tendências nos últimos três anos da indústria de papel e celulose, e meses após a eclosão da coronavírus. Explicou as tendências de produção. 

Na sessão de perguntas e respostas, a Covid-19 e a tendência das empresas chinesas e a situação das cidades locais que vendem equipamentos de construção. Foi mencionada a situação da demanda na indústria automobilística e o aumento das restrições às importações de produtos semiacabados do Brasil nos Estados Unidos. 

Masayuki Fukasawa, editor-chefe do Nikkey Shimbun, falou pela primeira vez sobre o tema "Evangélicos em Ascensão - A Guerra Santa no Brasil, a Batalha Decisiva será 2023". Facção, tendências ideológicas entre católicos e protestantes, esquerda e o papa, previsão de índices de aprovação católica e evangélica no Brasil, composição católica x evangélica, queda do governo do PT, pensamento religioso da família do presidente Bolsonaro, explicou em detalhes sobre o aumento dos parlamentares evangélicos, a expansão dos evangélicos na mídia, os esforços das religiões japonesas emergentes para expandir seguidores, a relação futura entre a política e religião no Brasil, entre outros. Os participantes ficaram impressionados com o poder analítico de Fukasawa, dizendo que as suas explicações sobre a relação entre política brasileira e religião estava "caindo dos olhos". 

Na sessão de perguntas e respostas, a situação da guerra santa nos países sul-americanos, o índice de aprovação do presidente Bolsonaro junto aos evangélicos, o impacto político, econômico e cultural dos evangélicos revertendo o número de católicos e a repercussão do lado católico. As perspectivas e a situação das religiões japonesas emergentes foram mencionadas.

Em seu discurso de encerramento, o presidente Nobuhiro Yoshida do Comitê de Planejamento e Estratégia agradeceu aos participantes ​​deste 3º fórum e à mídia local por seus valiosos relatos. Questionou sobre o impacto da Covid-19 na economia brasileira e sobre a conexão entre política e religião no Brasil. 



Últimas

2021/01/15 » Entrevistas individuais do presidente Murata com a direção das comissões
2021/01/08 » (YouTube) Comunidade nipo-brasileira realiza celebração de ano novo
2021/01/06 » (Teams) Comitê de Relações Públicas: reunião
2021/01/05 » (JAM) Impactos da Covid-19 na área de mobilidade internacional de pessoas
2020/12/17 » (Zoom) Departamento de Transportes e Serviços: reunião
2020/12/17 » (Google Meet) 3ª reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/12/16 » (Zoom) 2º Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/12/14 » (Teams) Realizada a reunião conjunta dos órgãos governamentais e entidades privadas japoneses no Brasil
2020/12/09 » (Zoom) Temas tributários atuais: cobrança de multas e o tratamento das bonificações
2020/12/09 » (Zoom) 7ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/12/03 » (Teams) Realizado o 6º Fórum da Câmara
2020/12/01 » Hirata agradece ao ministro das Relações Exteriores pela comenda do 2º ano da era Reiwa
2020/12/01 » (Zoom) Tributação da subvenção para investimento: desafios e oportunidades
2020/11/26 » (Teams) Realizado o 5º Fórum da Câmara
2020/11/20 » (Zoom) Toshifumi Murata é reeleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022
2020/11/18 » (Zoom) 6ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/11/16 » (Teams) Automotivo: Departamento realiza reunião preparatória para o 5º Fórum
2020/11/12 » (Zoom) Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/11/11 » (Zoom) 5ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/11/09 » (Teams) Safe Harbours no Brasil: padrão de transfer pricing da OCDE

Ver mais »