O terceiro fórum online da Câmara, promovido pela Comissão de Coordenação Geral (presidente Shinichi Sanui) e pela Comissão de Planejamento e Estratégia (presidente Nobuhiro Yoshida), foi realizado na manhã desta quinta-feira (08). Mais de 80 pessoas participaram do encontro.
O vice-presidente do Comitê de Planejamento e Estratégia, Satoshi Koike, atuou como mediador. Em época da pandemia do novo coronavírus, o fórum está substituindo o Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, evento este que é realizado a cada semestre.
O presidente da Câmara Toshifumi Murata pediu a participação de expatriados, além de representantes das empresas e pessoas responsáveis nas respectivas sedes no Japão, a participarem deste 3º fórum, destacando a importância do compartilhamento de informações.
Yoshihiro Yamada, presidente do Departamento de Metal-Mecânica, comentou sobre "Retrospectiva para o primeiro semestree as perspectivas para o segundo semestre de 2020". Explicou que existem setores em que a demanda é firme devido a diferenças no sentimento empresarial nas estatísticas oficiais do IBGE. Comentou sobre o acesso remoto através da Tecnologia da Informação & Comunicação (TIC), baixas taxas de juros, depreciação real, impacto do protecionismos, entre outros.
Yamada fez uma análise sobre os indicadores por setor. Primeiro, as mudanças ano a ano na produção do setor de mineração e industrial no Brasil, o índice de construção civil e máquinas para construção com uma recuperação em forma de V. Previsão do aumento de preços devido ao consumo de energia, produção de aço bruto e escassez de materiais de aço no próximo ano, automóveis e máquinas de construção, recuperação de vendas de motocicletas devido a baixas taxas de juros e demanda de entrega, motores, compressores, máquinas de uso geral, máquinas agrícolas e máquinas-ferramentas, derivados de petróleo, tendências nos últimos três anos da indústria de papel e celulose, e meses após a eclosão da coronavírus. Explicou as tendências de produção.
Na sessão de perguntas e respostas, a Covid-19 e a tendência das empresas chinesas e a situação das cidades locais que vendem equipamentos de construção. Foi mencionada a situação da demanda na indústria automobilística e o aumento das restrições às importações de produtos semiacabados do Brasil nos Estados Unidos.
Masayuki Fukasawa, editor-chefe do Nikkey Shimbun, falou pela primeira vez sobre o tema "Evangélicos em Ascensão - A Guerra Santa no Brasil, a Batalha Decisiva será 2023". Facção, tendências ideológicas entre católicos e protestantes, esquerda e o papa, previsão de índices de aprovação católica e evangélica no Brasil, composição católica x evangélica, queda do governo do PT, pensamento religioso da família do presidente Bolsonaro, explicou em detalhes sobre o aumento dos parlamentares evangélicos, a expansão dos evangélicos na mídia, os esforços das religiões japonesas emergentes para expandir seguidores, a relação futura entre a política e religião no Brasil, entre outros. Os participantes ficaram impressionados com o poder analítico de Fukasawa, dizendo que as suas explicações sobre a relação entre política brasileira e religião estava "caindo dos olhos".
Na sessão de perguntas e respostas, a situação da guerra santa nos países sul-americanos, o índice de aprovação do presidente Bolsonaro junto aos evangélicos, o impacto político, econômico e cultural dos evangélicos revertendo o número de católicos e a repercussão do lado católico. As perspectivas e a situação das religiões japonesas emergentes foram mencionadas.
Em seu discurso de encerramento, o presidente Nobuhiro Yoshida do Comitê de Planejamento e Estratégia agradeceu aos participantes deste 3º fórum e à mídia local por seus valiosos relatos. Questionou sobre o impacto da Covid-19 na economia brasileira e sobre a conexão entre política e religião no Brasil.