O tema "Impacto da Covid-19 em startups no Brasil: transformação digital no Brasil promovida pela pandemia" foi abordado e a sessão online de discussão foi realizada das 9h30 às 10h30, desta quarta-feira (14). Shizuko Matsudaira, diretora vice-presidente do escritório da Jetro em São Paulo, fez a mediação do encontro, que contou com a participação de mais de 70 pessoas.
O palestrante foi Mitsuru Nakayama, vice-presidente da Comissão de Inovação e PMEs da Câmara. Mitsuru Nakayama comentou sobre uma startup brasileira e um novo serviço relacionado a Covid-19, a Inloco, uma empresa privada, que oferece dados de monitoramento durante a pandemia, além de produzir leituras próprias sobre a distribuição da adesão ao isolamento em grandes cidades brasileiras. Coleta os dados a partir de aplicativos de terceiros, adotando políticas de privacidade, em conformidade com a legislação atual brasileira e da Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Também sobre a Testfy, startup de testes de coleta domiciliar, que disponibiliza o kit Covid-19, que possibilita a autocoleta domiciliar para detecção da doença; Telavita, plataforma digital de saúde, pela qual o paciente pode realizar consultas online com profissionais de saúde, em qualquer momento e de qualquer lugar; Vida Class, startup que oferece consultas e exames, seguro para internação e descontos em farmácias; VTEX, que se tornou uma empresa unicórnio, fornece soluções de e-commerce; Neon, uma fintech que oferece conta-corrente digital e cartão de crédito com anuidade zero; ContaSimples, uma fintech que oferece serviços financeiros como conta digital e cartão de crédito pré-pago sem cobrança de taxa de manutenção; e a Arpac, startup de drones na pulverização agrícola.
Além disso, comentou sobre o número de fusões e aquisições relacionadas a empresas iniciantes no Brasil desde 2011, o maior número de IPOs no Brasil em 2020, a Méliuz, adquirida pela Magazine Luiza disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas online e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária (conceito cashback). Ao fazer compras através do site, o consumidor recebe de volta um percentual do valor pago pelo produto. O Wine, um serviço de assinatura; o Enjoei, site para comprar e vender roupas, sapatos e bolsas de marcas; e o Housi, um negócio de procedimentos de gestão imobiliária.
Nakayama observa que número de novos trabalhadores autônomos no Brasil é o maior na pandemia. Explicou que o Brasil, que tem uma população de mais de 211 milhões de habitantes (estimativa de 2020), é um dos 10 maiores alvos de investimentos atraentes.
Nakayama apresentou as atividades da Comissão de Inovação e PMEs da Câmara e convocou a participação de todos. Ele também apresentou o conteúdo da Jetro Global Acceleration Hub para startups japonesas, da qual é o coordenador.
Na sessão de perguntas e respostas, disse sobre investimentos na divisão logistics logistech com o aumento das vendas online; tendência crescente de empresas startup; uma área crescente de startups brasileiras; situação do investimento em startups brasileiras; razões para o aumento do investimento em empresas de startup por grandes empresas; um novo serviço que fez sucesso no Japão por uma startup brasileira foi mencionado.