O quarto fórum online da Câmara, promovido pela Comissão de Coordenação Geral (presidente Shinichi Sanui) e pela Comissão de Planejamento e Estratégia (presidente Nobuhiro Yoshida), foi realizado na manhã desta quinta-feira (29), das 9h às 10h50. Mais de 80 pessoas participaram do encontro.
O vice-presidente do Comitê de Planejamento e Estratégia, Hiroshi Ashikari , atuou como mediador e o presidente da Câmara, Toshifumi Murata fez o discurso de abertura do evento.
O correspondente-chefe do escritório do jornal japonês Asahi Shimbun em São Paulo e Havana, Gen Okada e o correspondente-chefe da Agência Noticiosa Jiji Press de São Paulo, Ryota Ichikawa fizeram explanação sobre o tema "A indústria da mídia e o jornalismo brasileiros".
Primeiramente, os expositores fizeram uma avaliação do governo Bolsonaro, seus comentários radicais sobre a Covid-19, os focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal, antes e depois da posse do presidente. A postura do presidente Bolsonaro de negação da pandemia, rejeição das regras democráticas, erros aparentemente intencionais, informações misteriosas, observações não científicas sobre o uso da cloroquina, entre outros. Comentaram sobre a realidade da indústria de mídia brasileira, lacuna entre a imagem da cobertura de notícias do Brasil pelo Japão e a realidade.
Na sessão de perguntas e respostas, clima político do Brasil, se há um mérito sobre as críticas da mídia, notícias falsas (fakenews), entre outros. Foi mencionado o impacto no Brasil de uma eventual vitória do candidato Joe Byden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Nobuhiro Yoshida, presidente da Comissão de Planejamento e Estratégia, agradeceu aos expositores pelas palestras sobre a importância da mídia e do jornalismo brasileiros.
