Em reunião online de discussão foi realizada a 5ª sessão de briefing pós-coronavírus, das 9h30 às 10h30, desta quarta-feira (11). Mediada por Shizuko Matsudaira, diretora vice-presidente do escritório da Jetro em São Paulo, órgão que promoveu o encontro juntamente com a Câmara e com a cooperação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, contou com a participação de mais de 60 pessoas.
Kengo Kashiwa, advogado do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados, discorreu sobre o tema “Revisão de retirada de escritórios". Inicialmente, no caso de uma venda, o objetivo da venda da empresa, o fluxo do processo de M&A, o acordo básico (MOU) entre o comprador e o vendedor quando um acordo básico é alcançado na aquisição. Ele explicou como lidar com due diligence (DD), venda completa de ações, negociações sob um acordo de transferência de ações e venda parcial de negócios.
No caso de compensação de empresas, o fluxo de procedimentos de compensação, causas de problemas práticos, pendências judiciais, demissão de funcionários, possibilidade de investigação fiscal, contratos. Ele explicou as questões de processamento e ambientais, a responsabilidade dos acionistas, entre outros, após a extinção da empresa, a obrigação de manter os documentos e a sobrevivência como uma empresa inativa.
Na sessão de perguntas e respostas, o tempo médio necessário desde a saída de uma empresa até a venda. A necessidade de registrar o endereço de uma empresa inativa. Obrigação de continuar o serviço pós-venda dos distribuidores. Transferência de compartilhamento.
Pré-requisitos de fechamento do contrato de entrega. Demissão de funcionário que está em tratamento por doença em uma empresa de compensação. Em caso de imposto não pago durante a investigação fiscal. Para continuar o serviço pós-venda. Foram mencionadas as obrigações do país de origem e as negociações para redução do aluguel.
O secretário-geral Fujiyoshi Hirata descreveu sua experiência de fechar funcionários de maneira limpa, embora tenha sido forçado a deixar a empresa há 23 anos devido ao desejo de cortar suas entranhas. Hiroshi Hara, diretor-presidente do escritório da Jetro em São Paulo, explicou as mudanças no formato deste seminário, a realização de um seminário sobre custo Brasil, futura utilização do Jetro e consulta casual.