Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
(YouTube) 17º encontro latinoamericano Gaimusho Kenshusei 03/11/2020

A Associação Latinoamericana Gaimusho Kenshusei realizou a primeira edição online do encontro bienal promovido pelos ex-bolsistas do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Mofa) do governo japonês para líderes nikkeis da América Latina e Caribe. Esta edição contou com o apoio da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, com a participação da Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Paraguai, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, que compõem a associação latinoamericana. 

O evento contou com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio institucional da Embaixada do Japão no Brasil, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.

A seguir, a programação aberta para o público em geral  que foi transmitida pelo canal de YouTube. 

No dia 3 de novembro, às 19h (horário de Brasília), ocorreu live de abertura, com a saudação de autoridades, clipes sobre a história e a situação atual das comunidades nikkeis dos 11 países participantes e um bate-papo com membros da família Machida, entre eles, o ex-bolsista 2017, Kenzô Machida. 

Após as palavras de abertura do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, houve uma introdução sobre o Chile, um festival japonês com uma população de 3.000 japoneses e atividades de japoneses, Keirokai, Hina Matsuri, Dia das Crianças, Cherry Blossom Viewing e outras culturas e alimentos japoneses foram apresentados. Em seguida a Argentina, com uma população japonesa de 65.000 habitantes. A história dos Luzentins começou com imigrantes de Okinawa e Kagoshima de 1908 a 1909. Existem muitas migrações de Okinawa, Hokkaido, Hiroshima e Akita. Organizações como associações de prefeituras e escolas de língua japonesa foram criadas e desempenham um papel central na formação de comunidades japonesas e na solidariedade. Depois da Segunda Guerra Mundial, o status social dos nikkeis argentinos melhorou. Muitos foram educados acima da universidade e têm cargos profissionais ou técnicos, e suas carreiras são diversificadas. 

Havia cerca de 500 nikkeis no Uruguai inicialmente, principalmente na cidade de Montevidéu, um grande número de floricultores. Além do cultivo de flores, existem hoje no país médicos, funcionários públicos, empresários atuantes em diversos setores. A Associação Japonesa no Uruguai é a única organização japonesa que promove a cultura japonesa, cursos de língua japonesa, aulas de artes marciais, aulas de bateria japonesa, entre outros, naquele país. 

Para o Brasil, 781 pessoas se imigraram através do Kasato Maru em 1908 para cultivar café. A população atual de japoneses e seus descentes é de mais de 2 milhões de pessoas, concentrada principalmente no estado de São Paulo. São 300 a 350 nikkeis da 1ª à 4ª geração na Venezuela. Seijiro Yazawa mudou-se pela primeira vez em 1928. A imigração japonesa aconteceu pela primeira vez para o Paraguai em 1936. Cerca de 7.500 nikkeis vivem da 1ª à 4ª geração. Existem 10 associações japonesas, e escolas de língua japonesa e associações japonesas são ativas nos assentamentos Encarnacion, La Colmena, Pirapo e Iguazu. A população japonesa da República Dominicana é de cerca de 1.000, a maioria dos quais vive em Santo Domingo e está envolvida em negócios não-agrícolas. 

Finalmente, na apresentação da família lutadora, Kazo Machida, um karateca que imigrou para o Brasil aos 22 anos, e todos os quatro são lutadores de karatê, o famoso apresentador Kenzô Machida foi estagiário do Ministério das Relações Exteriores em 2017, apresentando uma experiência maravilhosa de visitar o Japão. O ex-campeão mundial meio-pesado da UFC, Lyoto Machida, também apresentou a beleza do Japão. Take Machida falou sobre sua experiência de esquecer sua bolsa no metrô japonês, mas rerecebeu de volta todos os passaportes e dinheiro que tinha na bolsa. Shinzo Machida mostrou a grandeza da educação japonesa. Finalmente, seu pai, Kazo Machida, mudou-se para Belém em 1968. Ele viveu uma vida turbulenta, mas disse que é importante não esquecer seu sonho, dizendo: "Se você fizer isso, você deve fazê-lo." 

No dia 4 de novembro, às 19h (horário de Brasília), um painel sobre Relações Internacionais com o Japão, onde os palestrantes Takahiro Nakamae (Embaixador do Japão na Argentina), Piti Koshimura (do canal Peach no Japão) e Kenitiro Muto (diretor de Marketing da Google Japan) explanaram sobre diplomacia, sociedade contemporânea e negócios. 

O youtyber Piti Koshimura disse sobre "Coisas estranhas no Japão". O que você precisa saber antes de ir para o Japão, onde ninguém te conta. Não existe no Japão bancas de jornais e revistas como no Brasil. A imagem do Monte Fuji varia muito dependendo da estação. Explicou sobre as pluralidades. 

Kenichiro Muto, diretor de Marketing do Google Japan, disse que o importante para os japoneses como "mão-de-obra japonesa" é o espírito de hospitalidade, habilidade, aprimoramento e uma tendência uniforme de gostar do que todos gostam. Comentou sobre aumentos salariais de homens e mulheres e disparidades salariais. 93% são inconsistentes com a propriedade de smartphone, mas não conseguem usar a internet. A melhoria do estilo de trabalho é possível, mas a reforma do estilo de trabalho leva tempo. A visão do povo japonês mudou devido ao aumento de turistas estrangeiros e à expansão da aceitação de trabalhadores estrangeiros em consequência do declínio da taxa de natalidade e ao envelhecimento da população. Ele também explicou que estrangeiros com ideias diversas começaram a abrir negócios. 

O ex-cônsul-geral do Japão em São Paulo e atual embaixador do Japão na Argentina, Takahiro Nakamae disse que as futuras relações diplomáticas do Japão, do primeiro-ministro Yoshihide Suga, incluem relações diplomáticas entre o Japão e o mundo, relações diplomáticas entre o Japão e a América Latina, países do Caribe e os vizinhos da Ásia. Ele explicou uma ampla gama de questões como as relações com os países, o Oriente Médio, que depende do fornecimento de petróleo, as relações econômicas globais de médio a longo prazo e a cooperação. 

No dia 5 de novembro, às 20h30 (horário de Brasília), aconteceu a Live de Encerramento, mostrando os melhores momentos do 17º Encontro Latinoamericano, homenagens e a apresentação de Gus Hokama, cantor argentino, filho do ex-bolsista Carlos Hokama. 

Na sessão de perguntas e respostas, a impressão sobre o Japão antes e depois da visita mudou. A posição dos trabalhadores estrangeiros nas empresas japonesas. A importância do nikkei na América Latina. A influência da cultura japonesa no povo japonês. Oportunidades para startups no Japão e fundação por estrangeiros. Foi mencionado o sistema de aceitação de trabalhadores estrangeiros no Japão. 



Últimas

2021/01/22 » (Zoom) Shinenkai da Câmara tem paletra com o presidente do CIPPS
2021/01/15 » Entrevistas individuais do presidente Murata com a direção das comissões
2021/01/08 » (YouTube) Comunidade nipo-brasileira realiza celebração de ano novo
2021/01/06 » (Teams) Comitê de Relações Públicas: reunião
2021/01/05 » (JAM) Impactos da Covid-19 na área de mobilidade internacional de pessoas
2020/12/17 » (Zoom) Departamento de Transportes e Serviços: reunião
2020/12/17 » (Google Meet) 3ª reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/12/16 » (Zoom) 2º Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/12/14 » (Teams) Realizada a reunião conjunta dos órgãos governamentais e entidades privadas japoneses no Brasil
2020/12/09 » (Zoom) Temas tributários atuais: cobrança de multas e o tratamento das bonificações
2020/12/09 » (Zoom) 7ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/12/03 » (Teams) Realizado o 6º Fórum da Câmara
2020/12/01 » Hirata agradece ao ministro das Relações Exteriores pela comenda do 2º ano da era Reiwa
2020/12/01 » (Zoom) Tributação da subvenção para investimento: desafios e oportunidades
2020/11/26 » (Teams) Realizado o 5º Fórum da Câmara
2020/11/20 » (Zoom) Toshifumi Murata é reeleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022
2020/11/18 » (Zoom) 6ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/11/16 » (Teams) Automotivo: Departamento realiza reunião preparatória para o 5º Fórum
2020/11/12 » (Zoom) Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/11/11 » (Zoom) 5ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)

Ver mais »