O Departamento Automotivo se reuniu no final da tarde desta segunda-feira (16), das 16h30 às 18h30, para preparar os materiais de apresentação no 5º Fórum online da Câmara, programado para o dia 26 de novembro. Shu Sato (Honda South America) foi o mediador do encontro.
O 5º Fórum será uma promoção da Comissão de Coordenação Geral (presidente Shinichi Sanui) e pela Comissão de Planejamento e Estratégia (presidente Nobuhiro Yoshida).
Como "retrospectiva de 2020 e resposta à era da pandemina do novo coronavírus", os resultados da indústria automobilística mostram mudanças no volume de vendas, volume de vendas mensal, volume de produção/exportação, tendências de vendas de carros novos e usados, participação por marca no mercado brasileiro neste ano. Foram discutidos previsão de mercado, exportação e produção, temas importantes da política automobilística como Rota 2030 (Lei 13.755/2018), Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), conceito CASE (sigla que significa Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação, que redefine os conceitos de mobilidade para um futuro próximo), Acordo de Parceria Econômica - APE (em inglês, EPA - Economic Partnership Agreement), simplificação do sistema tributário. Também, com relação à resposta das marcas japonesas e como enfrentar a era da pandemia do novo coronavírus, a depreciação do real, as vantagens e desvantagens da introdução de trabalho remoto, problemas da cadeia de suprimentos, compras locais, atraso de navios porta-contêineres, atuação do governo federal Covid-19 em resposta à pandemia. As tendências econômicas pós-pandemia, mudanças na postura dos clientes, redução de custos devido à suspensão das viagens de negócios, entre outros. Por fim, o secretário-geral Fujiyoshi Hirata citou matéria sobre o Brasil pós-pandemia do ministro da Economia Paulo Guedes na seção "Artigo Especial do Brasil" do site da Câmara. Ele explicou que deseja que todos leiam os valiosos artigos especiais em japonês, como o da edição da introdução 5G no Brasil.
Estiveram presentes o presidente e os vice-presidentes do Departamento, respectivamente, Roberto Akiyama (Honda South America), Celso Simomura (Toyota do Brasil) e Takayuki Kaneko (Denso do Brasil), representantes das empresas Takeshi Osada (Aisin Automotive), Takehiro Ogou (Denso do Brasil), Shu Sato e Yukihiro Sasaki (Honda South America), Takuya Kiuchi e Tomoyuki Kaji (Idemitsu Lube South America), Shizuko Matsudaira e Hiroyuki Saito (Jetro, São Paulo), Shigehiro Okuyama (JX Nippon Oil), Atsushi Hirabayashi e Angela Masuoka (Toyota do Brasil), Hideki Matsuura (Toyota Boshoku do Brasil), Hideki Asaba (Yokohama Rubber Latin America), Naoki Nakano, Sota Watanabe, Kaori Shiraishi e Motonori Ueda (Consulado Geral do Japão em São Paulo). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, Sohei Osumi e Seidi Kusakano.