O sexto fórum online da Câmara, promovido pela Comissão de Coordenação Geral (presidente Shinichi Sanui) e pela Comissão de Planejamento e Estratégia (presidente Nobuhiro Yoshida), foi realizado na manhã desta quinta-feira (03), das 9h às 10h50. Mais de 80 pessoas participaram do encontro. O vice-presidente do Comitê de Planejamento e Estratégia, Hiroshi Ashikari , atuou como mediador.
No início, Shinichi Sanui explicou que este é o 6º e último fórum deste ano, que teve início em agosto. Ele disse que esses fóruns foram muito bem recebidos pelos associados e irão continuar a partir do próximo ano. Em suas observações, o presidente Toshifumi Murata enfatizou que o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana tem vasta experiência em diplomacia e economia no Ministério das Relações Exteriores japonês e é uma pessoa confiável para apoiar esta Câmara. Disse que incentivará a participação dos membros-associados para continuar revitalizando as atividades da Câmara no próximo ano por meio de fóruns online.
Hiroshi Akiba (Itochu Brasil), presidente do Departamento de Comércio Exterior, explanou sobre o tema "Tendências do comércio exterior no Brasil e perspectivas futuras". Em suas análises comparação, itens de exportação top 30, tendências na exportação da soja, exemplos de impactos nas exportações devido aos danos causados pela pandemia, balança comercial mensal com o Japão, comércio específico da indústria com o Japão devido aos danos da pandemia, tendências em investimento direto no Brasil até outubro deste ano. Explicou sobre retrospectiva e o futuro do comércio exterior brasileiro, e tópicos que prevêem investimentos. Na sessão de perguntas e respostas, o impacto do conflito comercial EUA-China no comércio brasileiro. Pontos a serem observados ao prever o futuro, diante dos impactos da pandemia; a tendência de preços do próximo ano em diante, devido à falta de estoque de produtos relacionados ao aço foi mencionada.
Naohiko Imagawa (Construtora Toda do Brasil), presidente do Departamento de Bens Básicos, disse sobre a situação da morbidade em canteiro de obras diante da pandemia do novo coronavírus, os efeitos dos danos da pandemia, medidas de prevenção e a situação da indústria da construção como um todo no tema "Tendências na construção e no setor imobiliário diante dos danos causados pela pandemia", citando as mudanças no volume de produção e tendências no número de funcionários. Os crescentes aumentos nos preços de materiais de construção são um grande problemapara a indústria da construção. O setor de construção em rápido crescimento. Por fim, com base nos questionários, ele explicou as tendências de cada empresa e as perspectivas para 2021 no setor de construção. Na sessão de perguntas e respostas, o impacto do aumento dos custos de materiais de construção e produção na indústria. A tendência atual de investimento no mercado imobiliário quando o estoque e o investimento imobiliário sobe devido a uma queda nas taxas de juros do mercado. Foram mencionadas as restrições à compra de terras por investidores estrangeiros no Brasil.
O cônsul-geral Ryosuke Kuwana destacou que devido aos impactos da pandemia da Covid-19, em vez de realizar o simpósio presencial duas vezes por ano, a Câmara rapidamente se empenhou em realizar fóruns online, dando continuidade às suas atividades. Neste fórum, ele disse que ouviu uma história muito útil para os membros com base na experiência dos expositores. Ele gostaria que todos participassem de um fórum com a presença de expatriados temporários e pessoas envolvidas na matriz das empresas. Além disso, o ímpeto sobre o Acordo de Parceria Econômica - APE (em inglês, EPA - Economic Partnership Agreement) está aumentando e ele enfatizou que devemos seguir em frente com todo o Japão (All Japan).
Por fim, Nobuhiro Yoshida em suas conclusões disse que os seis fóruns realizados em quatro meses foram "maravilhosos", onde os participantes puderam entender as tendências de cada setor. Quase 100 participantes de cada vez disseram que pretendem continuar no próximo ano.