O Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro (líder Koji Yoshida), da Comissão Jurídica (presidente Koichi Nagashima), realizou reunião de trabalho virtual na tarde desta segunda-feira (08), das 14h às 15h, com 15 participantes.
Koji Yoshida coordenou o encontro, abordando em primeiro lugar, as tendências fiscais recentes, o andamento das propostas de reforma tributária, as condições recentes de desembaraço aduaneiro, o conteúdo da política de transparência a ser introduzida em março, vantagens e desvantagens, a Covid-19, elevação do frete marítimo devido à influência da pandemia, código de item da Classificação Comum do Mercosul (NCM), adicional de imposto para renovação da frota mercante etc.
No plano de atividades do GT Tributário e Aduaneiro 2021, Ryota Nakajima, primeiro secretário da Embaixada do Japão no Brasil, se reuniu com o deputado federal Alexis Fonteyne e parlamentares no dia 27 de outubro do ano passado. Explicou a programação de reuniões com membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, de fevereiro a março deste ano. Houve pedidos de seminários para expatriados recém-chegados. Também o desejo de realizar um seminário sobre impostos indiretos no Brasil.
Os participantes foram o líder do grupo koji Yoshida (KPMG), o vice-líder do grupo Toru Morita (Nippon Express Brasil), Kota Matsukawa (Sumitomo Corporation do Brasil), Masaharu Taniguchi (IDL Express), Hidenori Tohara (PwC), Seiichi Sasazawa (EY), Tomohito Matsumoto (Marubeni Brasil), Masaya Yasuoka (Deloitte Touche Tohmatsu), Ryota Nakajima (primeiro secretário da Embaixada do Japão no Brasil), Yuki Furuki (Jetro, São Paulo) e Tomohiro Mikami (KPMG). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, Seidi Kusakano, assessor administrativo, Letícia Kajihara, assistente e Sohei Osumi, editor.
