A reunião online do Departamento Financeiro (presidente Kunihiko Higashi) foi realizada nesta sexta-feira (5), a partir das 11h, com 16 participantes.
Primeiro, foi apresentado um relatório sobre as atividades do departamento no ano passado. Uma visão macroeconômica, tendências do setor bancário e do setor de seguros foram anunciados. Palestra online "Finanças e Economia Brasil", promovida pelo Banco Bradesco e Departamento Financeiro ocorrerá no dia 13 de agosto e "2º Fórum", promovido pela Comissão de Coordenação Geral e Comissão de Planejamento e Estratégia, no dia 17 de setembro. No entanto, explicou que a troca de informações e confraternização do departamento, previstas no plano de atividades para o início do ano, teve que ser adiada em decorrência da pandemia.
Em seguida, para a gestão do Departamento Financeiro de 2021 foram eleitos, presidente Shinichi Sanui (Banco Mizuho do Brasil), e os vice-presidentes Seiichiro Miyake (Mitsui Sumitomo Seguros) e Daisuke Takeo (Banco Mizuho do Brasil).
Shinichi Sanui, também presidente da Comissão de Coordenação Geral, foi forçado a cancelar o simpósio presencial devido à pandemia, mas os materiais do simpósio continuarão a ser criados e publicados no site da Câmara. Diversas discussões foram realizadas sobre a ativação do departamento, como a divulgação de materiais e a realização de seminários online.
Os participantes foram Kunihiko Higashi e Maya Omiyama (Tokio Marine Seguradora), Noriyuki Ishikawa (Japan Bank for International Cooperation - JBIC), Nobuyoshi Fukumoto (Banco MUFG Brasil), Masaki Tanemura (Banco Bradesco), Shinichi Sanui e Daisuke Takeo (Banco Mizuho do Brasil), Makoto Minami (Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro - Sumitomo Mitsui Banking Corporation - SMBC), Masayuki Nagano e Seiichiro Miyake (Mitsui Sumitomo Seguros), Motonori Ueda e Naoki Nakano e Kaori Shiraishi (Consulado Geral do Japão em São Paulo). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, Sohei Osumi e Seidi Kusakano.