Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
(Zoom) Alimentos: departamento discute sobre retrospectiva e perspectivas 09/02/2021

O Departamento de Gêneros Alimentícios, presidido por Tatsuya Sasaki, diretor-presidente da Ajinomoto do Brasil, realizou reunião de trabalho online das 16h às 18h, desta terça-feira (9). O vice-presidente do departamento Takeshi Okamoto atuou como moderador do encontro que contou com 18 participantes. Após as observações iniciais do presidente Sasaki e do vice-presidente Okamoto, os participantes se auto apresentaram. 

Cada empresa participante do departamento anunciou sua própria retrospectiva de 2020 e as perspectivas para 2021. Expansão, lançamento de produto com baixo teor de sal, orientação de preços baixos, impacto da forte taxa de câmbio do dólar, preço do frete crescente devido à escassez de navios porta-contêineres, risco no fornecimento de material de embalagem, declínio no setor de food service para hotéis e restaurantes, alto valor agregado, redução de custos, tabagismo, questões de comércio ilegal, expansão do e-commerce e entrega, esquema de negócios DX, impacto do fim do auxílio emergencial, pedidos recebidos usando ferramentas online, repasse de preços etc. 

Nas perspectivas para 2021, o impacto da descontinuidade dos benefícios, preocupações com a abolição dos incentivos à exportação devido à reforma tributária, inovação de produtos, resposta às mudanças estruturais no setor de food service, estilos de vida que não retornarão como antes da pandemia, estabelecimento de um sistema de teletrabalho, os custos das matérias-primas pela alta do dólar, a organização do departamento de entregas em domicílio foi fortalecida, os projetos de redução da carga de trabalho, vendas reduzidas e a taxa de desemprego permanecem elevadas. 

Hiraku Ohta, secretário para Assuntos Agrícolas, da Embaixada do Japão no Brasil, de acordo com um relatório da própria Embaixada e do Consulado Geral do Japão, relatou sobre o 1º Subcomitê do GFVC da América Central e do Sul, realizado em conferência online, com cerca de 230 participantes, no dia 5 de novembro do ano passado, às 21h30. Segundo ele, esses fóruns terão continuidade para melhorar o ambiente de negócios para empresas japonesas no exterior. Ohta explicou suas recomendações para futuros diálogos de alimentos Brasil-Japão. 

O vice-cônsul do Departamento de Economia Consulado Geral do Japão em São Paulo, Naoki Nakano, fez um relato sobre a "Semana do Curry", realizado pelo Consulado em conjunto com o escritório da Jetro em São Paulo, do dia 22 a 28 de novembro do ano passado. Além disso, ele explicou que o Consulado Geral de São Paulo está programando o envio de vídeos de restaurantes japoneses a visitantes em São Paulo. Motonori Ueda, cônsul do Departamento de Economia, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, disse estar sempre grato com o Departamento de Gêneros Alimentícios. 

Finalizando, o secretário-geral Fujiyoshi Hirata disse que os membros do Departamento de Gêneros Alimentícios enfrentaram grandes dificuldades com a pandemia da Covid-19 no ano passado. Ele afirmou que ficou impressionado com a engenhosidade de cada empresa. E, segundo ele, os frutos dos seus esforços serão colhidos a partir do segundo semestre deste ano, com a recuperação econômica. 

Além do presidente Tatsuya Sasaki, estiveram presentes na reunião os vice-presidentes do Departamento Takeshi Okamoto (Ajinomoto do Brasil) e Hideyuki Ozaki (Kikkoman do Brasil), membros-representantes das empresas Tatsuya Ueyama (Ajinomoto do Brasil), Toshiki Matsui (Companhia Iguaçu de Café Solúvel), Shohei Yabune (JT International - Japan Tobacco), Takeshi Kidera (Kanematsu América do Sul), Takeo Maezawa (Michio Wakutsu (Nagase do Brasil), Takashi Asano (Nissin Foods do Brasil), Atsushi Nemoto e Hirofumi Tokunaga (Yakult), Hiraku Ohta (Embaixada do Japão no Brasil), Motonori Ueda e Naoki Nakano (Consulado Geral do Japão em São Paulo). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, Sohei Osumi e Seidi Kusakano. 

Foto: S. Kusakano / CCIJB



Últimas

2021/03/05 » (Zoom) Sessão Informativa sobre alterações do estatuto social da Câmara
2021/03/04 » (Zoom) Lidando com uma economia em estresse: da recuperação de créditos à mitigação da responsabilidade dos administradores
2021/03/02 » Comissão de Relações Públicas: reunião sobre site da Câmara
2021/02/26 » (Zoom) Seminário ODS promovido pela JICA e pelo Comitê do Meio Ambiente
2021/02/25 » (Zoom) JBIC realiza seminário sobre investimentos no exterior
2021/02/24 » (Zoom) Comitê de Gestão Empresarial realizou palestra sobre LGPD e relações trabalhistas
2021/02/24 » (Zoom) Reunião com a Sumitomo Chemical do Brasil
2021/02/24 » (Teams) Embaixada do Japão promove encontro com os deputados Aguinaldo Ribeiro e David Soares
2021/02/23 » (YouTube) Comunidade nipo-brasileira celebra o 61º aniversário do imperador Naruhito do Japão
2021/02/19 » (Zoom) A proteção de dados pessoais nos Tribunais: o que nos ensinam os primeiros precedentes
2021/02/12 » (Zoom) Comissão de Planejamento e Estratégia: reunião
2021/02/10 » (Zoom) Consultoria e Assessoria: reunião
2021/02/10 » (Zoom) 9ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2021/02/09 » (Zoom) Alimentos: departamento discute sobre retrospectiva e perspectivas
2021/02/08 » (Zoom) Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2021/02/05 » (Teams) Departamento Financeiro: reunião
2021/02/04 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 4º trimestre de 2020
2021/01/29 » (Zoom) LGPD: Aplicação e impactos sobre as relações de trabalho e de consumo
2021/01/27 » (Zoom) 8ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2021/01/22 » (Zoom) Shinenkai da Câmara tem paletra com o presidente do CIPPS

Ver mais »