O Departamento de Consultoria e Assessoria, presidido por Koji Yoshida, sócio-diretor de Gestão de Desenvolvimento de Negócios da KPMG, realizou reunião de trabalho online das 15h às 16h30, nesta quarta-feira (10), com 12 participantes. Yoshida fez uma breve retrospectiva das atividades do departamento no ano de 2020, como preparação de materiais e apresentação no simpósio, sessão de informações sobre novo coronavírus e sessão de briefing pós-coronavírus, ambos patrocinados pelo escritório da Jetro em São Paulo, e participação de palestrantes em vários seminários.
Ao compartilhar informações sobre as últimas tendências econômicas, a política do governo Byden em relação à China, a possibilidade de retomada do auxílio emergencial e o impacto dos gastos fiscais, as empresas japonesas em relação à Covid-19, novos investimentos, compliance, reforma tributária, preocupações com o aumento dos custos trabalhistas devido a perspectiva do aumento das taxas de juros e da inflação, depreciação do real, o Brasil diante do atrito entre Estados Unidos e China, aumento dos preços das ações devido às baixas taxas de juros, oferta pública inicial (IPO), o gráfico do índice de ações Bovespa foi mencionado.
No plano de atividades 2021, foi aprovada a direção do Departamento de Consultoria e Assessoria para continuar como presidente Koji Yoshida (KPMG), e vice-presidentes Emi Imai (VMPG Agente Autônomo de Investimentos) e Aya Nishiguchi (EY). Participação em sessões de briefing pós-coronavírus promovida pelo escritório da Jetro em São Paulo; em seminários promovidos por membros da Comissão do Meio Ambiente, trocar opiniões participando de fóruns/simpósios promovidos pela Comissão de Coordenação Geral em conjunto com a Comissão de Planejamento e Estratégia. O secretário-geral Hirata expressou sua gratidão pela realização de seminários como as sessões de esclarecimento patrocinadas pela Jetro de São Paulo e o Departamento de Consultoria e Assessoria durante o período difícil da pandemia no ano passado. O cônsul do Departamento de Economia, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Motonori Ueda, explicou que se alguém tiver qualquer problema com as restrições de migração relacionadas à Covid-19 ou vistos entre o Brasil e Japão, não hesitar em contatá-lo.
Além do presidente Koji Yoshida, participaram do encontro a vice-presidente Emi Imai (VMPG Agente Autônomo de Investimentos), os membros-representantes Seiichi Sasazawa (EY), Tomohiro Mikami (KPMG), Mami Ueno (Ueno Profit), Masaya Yasuoka (Deloitte Touche Tohmatsu), Shizuko Matsudaira (Jetro, São Paulo), Motonori Ueda (Consulado Geral do Japão em São Paulo). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, Sohei Osumi, Seidi Kusakano e Letícia Kajihara.
