Das 11h ao meio-dia desta quarta-feira (24), a Embaixada do Japão no Brasil promoveu uma reunião online com os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e David Soares (DEM-SP) e membros da Câmara Japonesa.
O deputado David Soares diz ter grande interesse pela cultura japonesa, e sua família é pró-japonesa. O deputado Aguinaldo Ribeiro, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de entronização do imperador Naruhito no dia 22 de novembro de 2019, no Palácio Imperial, em Tóquio, é relator da comissão mista da Câmara dos Deputados que analisa a reforma tributária (proposta de emenda à Constituição PEC 45/2019).
Membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Ribeiro conhece o sistema tributário e é defensor da reforma trabalhista, participa também de comitês trabalhistas.
O embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada e em seguida o presidente da Câmara Japonesa Toshifumi Murata apresentaram as saudações de boas-vindas a todos os presentes.
Os dois parlamentares têm plena consciência da complexidade do sistema tributário nacional e dos custos daí decorrentes para o Brasil, e disseram que a reforma tributária é fundamental e existem vários entraves, mas estão trabalhando com entusiasmo.
Em seguida, Valter Shimidu, vice-presidente da Comissão Jurídica da Câmara Japonesa, deu uma explicação detalhada das questões tributárias brasileiras enfrentadas pelas empresas japonesas, com base nos resultados de um questionário recente feito junto aos membros da entidade.
O deputado David Soares expressou sua simpatia pelo interesse das empresas japonesas e aconselhou a considerar a apresentação do conteúdo desta explicação para que pudesse ser compartilhado no parlamento. A Câmara Japonesa continuará a acompanhar este tema após a apresentação dos materiais de acordo com a orientação do parlamentar.
Participantes:
Câmara dos Deputados
• Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, deputado federal (PP-PB)
• David Bezerra Ribeiro Soares, deputado federal (DEM-SP)
Embaixada do Japão no Brasil
• Akira Yamada, embaixador
• Daisuke Nakano, ministro
• Kinuka Shibamura, primeira secretária e líder da Equipe de Assuntos Políticos
• Ryota Nakajima, primeiro secretário
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil
• Toshifumi Murata, presidente (Sojitz do Brasil S.A.)
• Koichi Nagashima, presidente da Comissão Jurídica (Marubeni Brasil S.A.)
• Koji Yoshida, líder do Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro, da Comissão Jurídica (KPMG)
• Valter Shimidu, vice-presidente da Comissão Jurídica (KPMG)
