Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
(Zoom) Produtos Químicos: departamento discute retrospectiva e perspectivas 11/03/2021

O Departamento de Produtos Químicos, presidente Hiroki Watanabe (Mitsui Chemicals do Brasil), realizou reunião online na manhã da quinta-feira (11), das 9h às 11h30, com 20 participantes. Watanabe foi o mediador do encontro e se apresentaram os vice-presidentes Shingo Nishikaze e seu sucessor, Isao Kameoka (Toyo Ink Brasil), Michio Wakutsu (Nagase do Brasil Comércio de Produtos Químicos), que irá presidir o departamento no próximo ano, Masami Muramatsu (Pilot Pen do Brasil) e Hirofumi Aoki (Sumitomo Chemical do Brasil), que presidiu o departamento no ano passado. 

Em seguida, para confirmar a rotação do presidente e vice-presidentes do departamento, foram apresentados os nomes das empresas programadas para esses cargos no próximo ano.

Os participantes apresentaram o resultado de 2020 e as expectativas para o ano de 2021 de suas respectivas empresas. Lucros em queda devido ao aumento dos custos de importação, ao câmbio do dólar forte, o impacto de uma ampla gama de indústrias devido ao declínio na indústria automotiva, elevação das exportações agrícolas para a China, repasse de preços devido ao aumento dos custos de câmbio e transporte, e a geração de grandes quantidades de produtos descartados devido aos estoques excedentes, Indústria com alto peso de exportação devido à depreciação do real, gerenciamento de crise na pandemia de Covid-19, sistema de trabalho remoto, estagnação da demanda do setor de papelaria devido ao fechamento das escolas, implementação de testes de RT-PCR, atividades de esclarecimentos para prevenção de infecções pela Covid-19, aplicação de pesticidas para novos ingredientes ativos, registro necessário para seis anos, esforços para expandir vendas online devido a restrições de vendas presenciais etc. 

Nas perspectivas para este ano, as expectativas são altas para o início da vacinação, as exportações para os mercados da América Central e do Sul serão fortalecidas, o abastecimento será insuficiente devido à dificuldade de acondicionamento dos porta-contêineres, será implantado sistema de deslocamento e teletrabalho, competição vai se intensificar, pedidos em potencial serão tratados e co-desenvolvimento com instituições de pesquisa, atrasos na reabertura de escolas, disseminação de infecções mutantes, atrasos no plantio de soja em decorrência do fenômeno La Ninha, maximização de conferências pela web em vez de deslocamento, e expansão da participação de mercado por meio de alianças com empresas locais foram mencionados. 

Outros tópicos incluíram dificuldade em obter serviços de transporte marítimo, dificuldade em responder a pedidos em potencial e solicitações para a realização de seminários de logística liderados pelo departamento. Na sessão de perguntas e respostas, demanda de médio a longo prazos por material impresso na América do Sul, tendências na demanda por embalagens no Brasil, métodos de comunicação com clientes, perspectivas futuras para contêineres, remessa e correio aéreo e o impacto do surto da infecção por coronavírus no setor manufatureiro. Consultas sobre retorno temporário de expatriados para a matriz devido à recente expansão do ronavírus no Brasil foram citadas.  

O secretário-geral Hirata destacou que o Departamento de Produtos Químicos, a alta taxa de participação dos seus membros do nos trabalhos sobre alteração do estatuto social da Câmar e a participação na Assembleia Geral Ordinária no dia 19 deste mês. O vice-cônsul Naoki Nakano do Consulado Geral do Japão em São Paulo explicou que explicou que já trabalhava em São Paulo há três anos e estendeu o mesmo por mais um ano.  Sota Watanabe, vice-cônsul do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, apoiou a promoção de empresas japonesas na Japan House, e vem assessorando o vice-cônsul Naoki Nakano e empresas japonesas a partir de abril deste ano. 

Motonori Ueda, cônsul do Departamento de Economia, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que deve retornar ao Japão no final de abril, agradeceu a todos por poder participar ativamente das atividades da Câmara, ampliar seus horizontes, e disse que gostaria de efetuar consultas se tiver algum problema como sobre o coronavírus. Kaori Shiraishi, pesquisadora do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que deverá retornar ao Japão também no final de abril, disse que soube participar das reuniões dos departamentos e seminários de Câmara. Ela explicou que gostaria que os membros da Câmara pudessem consultá-la sobre qualquer assunto, como sobre o coronavírus. Shizuko Matsudaira, diretora vice-presidente do escritório da Jetro em São Paulo, com foco na exportação de produtos japoneses em diversas categorias, há dois anos, lembrou que a convite da Câmara auxiliou a montagem de um comitê na entidade e explicou sobre apoio e prestação de informações para empresas brasileiras start-up, teletrabalho etc. Por fim, o presidente Hiroki Watanabe explicou sua participação na Assembleia Geral Ordinária de 19 de março, o fornecimento dos materiais de apresentação desta reunião e explicou o problema do sistema web. 

Participaram do encontro o presidente do departamento Hiroki Watanabe (Mitsui Chemicals do Brasil), vice-presidentes Hirofumi Aoki (Sumitomo Chemical do Brasil), Michio Wakutsu (Nagase do Brasil Comércio de Produtos Químicos), Shingo Nishikaze e seu sucessor, Isao Kameoka (Toyo Ink Brasil) e Masami Muramatsu (Pilot Pen do Brasil), membros representantes das empresas Tadashi Katayama (Sumitomo Chemical do Brasil), Eisuke Ozaki (K-I Chemical do Brasil), Takuya Midorikawa (Takasago Fragrâncias e Aromas), Satoshi Kobayashi (Shin-Etsu do Brasil), Motonori Ueda, Sota Watanabe, Naoki Nakano e Kaori Shiraishi (Consulado Geral do Japão em São Paulo), Shizuko Matsudaira e Yuki Furuki (Jetro, São Paulo). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, secretário-geral, Sohei Osumi, editor japonês, Seidi Kusakano, assessor administrativo e Letícia Kajihara, assistente. 

 



Últimas

2021/04/15 » (Zoom) Comissão Jurídica: reunião
2021/04/14 » (Zoom) Reunião discute prazo de vigência das patentes e contribuições ao Sistema S
2021/04/14 » (Zoom) 12ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2021/04/08 » (Zoom) Atualização dos débitos trabalhistas diante da decisão do STF
2021/03/24 » Comissão de Intercâmbio: reunião
2021/03/24 » (Zoom) 11ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2021/03/23 » (Zoom) Perspectivas para a cooperação EUA-Japão-Brasil em um ambiente político internacional em mudança
2021/03/19 » (Zoom) Câmara faz sua 71ª Assembleia Geral Ordinária
2021/03/17 » (Teams) Embaixada do Japão promove reunião com deputados Luiz Nishinori, Kim Kataguiri, Vitor Lippi e membros da Câmara Japonesa
2021/03/17 » (Zoom) Covid-19 e seus impactos nas relações de trabalho foi tema de palestra na Câmara
2021/03/17 » (Zoom) 10ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2021/03/11 » (Zoom) Teses Tributárias: Implicações Societárias e Fiscais
2021/03/11 » (Zoom) Produtos Químicos: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2021/03/05 » (Zoom) Sessão Informativa sobre alterações do estatuto social da Câmara
2021/03/04 » (Zoom) Lidando com uma economia em estresse: da recuperação de créditos à mitigação da responsabilidade dos administradores
2021/03/02 » Comissão de Relações Públicas: reunião sobre site da Câmara
2021/02/26 » (Zoom) Seminário ODS promovido pela JICA e pelo Comitê do Meio Ambiente
2021/02/25 » (Zoom) JBIC realiza seminário sobre investimentos no exterior
2021/02/24 » (Zoom) Comitê de Gestão Empresarial realizou palestra sobre LGPD e relações trabalhistas
2021/02/24 » (Zoom) Reunião com a Sumitomo Chemical do Brasil

Ver mais »