Em reunião online de discussão foi realizada a 10ª sessão de briefing pós-coronavírus, das 9h30 às 10h, desta quarta-feira (17). O encontro foi mediado por Shizuko Matsudaira, diretora vice-presidente do escritório da Jetro em São Paulo, promotora do encontro, juntamente com a Câmara e com a cooperação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e contou com mais de 60 participantes.
Primeiramente, foi realizado um questionário sobre gerenciamento de crises e evacuação temporária diante da pandemia. Motonori Ueda, cônsul do Departamento de Economia, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, explicou as recentes regras de migração do Japão, diante da pandemia da Covid-19, aguardo num hotel designado por três dias, redução de voos, necessidade de certificação de inspeção mesmo para japoneses. Ele em breve estará retornando ao Japão e agradeceu à equipe econômica por ter trabalhado juntos durante os últimos três anos. Desta vez, nas questões relacionadas a viagens, foram feitas perguntas sobre se os japoneses são elegíveis ou não para a vacinação, o método de vacinação e pontos a serem observados ao retornar ao Japão no momento.
Koji Yoshida, presidente do Departamento de Consultoria e Assessoria, falou sobre o tema “Impacto do coronavírus (Covid-19) a partir do anúncio dos resultados financeiros de 2020”. Em relação a Petrobras, comentou sobre vendas e lucro líquido por oscilações nos preços do petróleo bruto, redução da dívida com juros, mudança de presidente da estatal, assembleia geral de acionistas em abril. Para a Vale, foi firmado um acordo para reparar o acidente da barragem de Brumadinho, tendências do carvão devido ao atrito comercial entre China e Austrália. A Ambev passou a vender cerveja de baixa caloria, vendas na América Latina, esforços de ESG e anúncio da compra de caminhões movidos a eletricidade. Quanto a Rumolog explicou o transporte de grãos e fertilizantes, o repasse do aumento do preço do combustível diesel ao consumidor final e a queda do preço unitário do transporte ferroviário devido ao pavimento da BR-163.
Em seguida, Henry Murata (KPMG) comentou sobre o negócio principal da WEG, maquinários elétricos pesados, índice de vendas no exterior, capitalização de mercado, agricultura, mineração e construção, impulsionando negócios sólidos no ano passado e adquirindo uma empresa iniciante. Explicou a expansão do portfólio. Por fim, Tomohiro Mikami (KPMG) relatou sobre o desempenho dos principais segmentos da Raízen, EBITDA e destaques, a venda de sua rede de conveniência e de outras empresas do mesmo setor. Em relação ao PagSeguro, as vendas do ano passado e as tendências de lucro líquido. No grupo Natura, as vendas e o lucro líquido do ano passado das marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Por último, as mudanças nas vendas, EBITDA e taxa de ocupação dos negócios de aluguel de carros e aluguel gratuito da Localiza. O secretário-geral Fujiyoshi Hirata relatou os relatórios de negócios de nove grandes empresas. Além disso, a Câmara está trabalhando para a constituição da assembleia geral ordinária programada para o dia 19 de março vindouro, e solicitou novamente a participação e cooperação das empresas associadas para esse evento.
