Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Empreendedorismo foi discutido em palestra na Câmara 21/07/2005

A Comissão de Estudos de Assuntos Trabalhistas realizou, no dia 21 de julho, palestra com o tema "Intrapreneurship: Como ser Empreendedor sem sair de sua empresa", que foi ministrada pelo consultor Marcos Haniu. O evento, que contou com a participação de 30 pessoas, aconceteu na sede social, durante a reunião mensal do comitê, presidido pelo vice-presidente da Câmara e diretor-presidente da YKK do Brasil Ltda., Seiji Ishikawa.

O objetivo deste encontro foi discutir o empreendedorismo atual. Segundo o consultor, muitos empreedendores vêem suas capacidades limitadas por estarem trabalhando em corporações. Atualmente, de acordo com Haniu, o conceito de empreendedorismo está vinculado fortemente à criação de um negócio independente, com iniciativas e recursos próprios. A palestra mostrou como o espírito empreendedor pode ser desenvolvido e exercido dentro da empresa onde atua, criando o empreendedorismo interno, envolvendo produtos, serviços e projetos que gerem oportunidades de negócios para a organização e ao mesmo tempo aumentar a empregabilidade e o reconhecimento do(a) profissional.

Marcos Haniu é diretor-presidente da Authent Retainer Executive Seach; administrador de Empresas pela EAESP/FGV, com especialização em Marketing; e pós-graduado em Administração pela Universidade de Niigata, Japão. É chairman do Comitê de Recursos Humanos da Câmara Americana de Comércio – Amcham-Campinas; diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão; e vice-presidente da Comissão de Estudos de Assuntos Trabalhistas e da Comissão de Gestão Empresarial (Ala Nacional) da Câmara.

Conceito de Empreender

Haniu citou várias definições sobre o que significa a palavra empreender. O principal desses conceitos vem de "entre", que significa "designar espaço que vai de um lugar ao outro, ação mútua, reciprocidade e inetração" e de "pendre", que significa "tomar posse, utilizar, empregar, tomar uma atitude".

Outras definições:

. Uma pessoa que trabalha por conta própria e tolera o risco no intento de promover seu próprio bem-estar econômico (1730).

. Aquele que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento (século XIX).

. Atualmente no contexto econômico: Iniciar um novo negócio.

. Merriam-Webster Dictionary: Alguém que organiza, administra e assume riscos de um negócio ou empreendimento.

Segundo a Accenture, empreededorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade. É a capacidade de transformação e o desejo de assumir aquilo que comumente se chamaria de risco.

Pelo conceito de Eduardo Bom Angelo, empreendedor é aquele que tem a capacidade de levar as pessoas para um lugar onde elas não iriam sozinhas.

Perfil do Empreendedor

O Grupo Endeavor, de acordo com pesquisas realizadas, aponta para alguns pontos em comum no perfil dos empreendedores de sucesso: atração pelo desafio, não pelo risco; autoconfiança, determinação, senso de urgência; objetividade, estabilidade emocional, autocontrole; realismo - status das coisas, descrição com números; preferem ter autoridade e responsabilidade máximas; grande capacidade analítica; e boa saúde.

Brasil Empreendedor

Num universo de 37 países pesquisados pela GEM - Global Entrepreneurship Monitor 2002, o Brasil é o 8º país mais empreendedor com 13,5 em cada 100 adultos atualmente abrindo uma nova empresa ou cerca de 4,5 milhões de empresas criadas todos os anos. Porém, 95% dos novos empreendimentos criados no país morrem em menos de cinco anos. Na conjuntura atual do país, Haniu observa que, empreender significa a pessoa sair do emprego para montar uma empresa por necessidade e não por oportunidade.

Intra-empreendedorismo

Como conceito de intra-empreendedorismo, Joseph Shumpeter define como “A inovação trazida pelo empreendedorismo permite ao sistema econômico reconstruir-se e progredir constantemente.”

Perfil do intra-empreendedor

Jamais se contentam apenas em executar projetos propostos ou definidos por seus superiores hierárquicos; oferecem sugestões sobre oportunidades que jamais foram consideradas por seus colegas e chefes; normalmente inteligentes e racionais, parecem não temer riscos e adoram desafios; são criativos e comprometidos com a inovação; trazem em suas biografias indícios dessa tendência. São aqueles que desde cedo se apresentavam para organizar os bailes da escola ou que vendiam pipas para os garotos do bairro.

 

Rubens Ito / CCIJB - 21/07/2005



Últimas

2019/09/18 » Comissão de Intercâmbio: reunião de trabalho
2019/09/11 » Comitê Jurídico promove reunião de setembro
2019/09/11 » Reunião com o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra
2019/09/11 » Hirata visita secretária-executiva do CZPE, Thaíse Dutra
2019/09/10 » Realizada a 2ª reunião do Comitê do Meio Ambiente
2019/09/06 » Grupo Trabalhista: Reunião de trabalho
2019/09/05 » Reunião com São Paulo Negócios
2019/08/31 » Câmara promove o 53º Campeonato de Golfe
2019/08/29 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2019/08/29 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: seminário sobre impostos indiretos
2019/08/29 » Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão: reunião com diretor Yoshida
2019/08/27 » Comitê de Relações Públicas: reunião sobre site da Câmara
2019/08/26 » Reunião com o diretor-geral do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão
2019/08/26 » Tereza Cristina aponta novas perspectivas para o comércio agrícola entre Brasil e Japão
2019/08/22 » Câmara realiza o simpósio dos presidentes dos departamentos setoriais
2019/08/21 » Reunião discute o conceito de prêmio e segurança da informação
2019/08/16 » Câmara promove o evento mensal de agosto dos associados
2019/08/15 » Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais: visita à imprensa nipo-brasileira
2019/08/15 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: Departamento promove seminário sobre TI
2019/08/14 » Comitê Jurídico realiza reunião de agosto

Ver mais »