Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Coordenador do Ministério do Trabalho faz palestra sobre mão-de-obra estrangeira 28/09/2007

O coordenador, Aldo Cândido Costa Filho, da Coordenação-Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego fez palestra em São Paulo no Seminário promovido pela Câmara sobre “Mão-de-Obra Estrangeira - Situação Atual da Política de Imigração”. Organizado pela Comissão Jurídica, presidida pelo diretor Flávio T. Oshikiri e pelo Departamento de Consultoria e Assessoria, presidido pelo diretor Yuji Watanabe, o evento aconteceu hoje (28/09), com início às 14h e término por volta das 17h, no auditório do Hotel Crowne Plaza, e contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

A finalidade do seminário foi abordar questões práticas e técnicas  relacionadas a procedimentos na contratação de estrangeiros, autorizações de trabalho necessárias para a prestação de serviços no Brasil, entre outros. 

Com o crescimento econômico do Brasil, a vinda de expatriados do exterior ao país vem aumentando nos últimos anos, trazendo às empresas estrangeiras, inclusive japonesas, aqui instaladas, inúmeras dúvidas e indagações sobre a política de imigração no Brasil, nas questões de autorização de trabalho a estrangeiros, prorrogação e transformação de visto, entre outras, que necessitam ser esclarecidas, para que se possam vislumbrar, com maior clareza, o futuro cenário em que as empresas atuarão, buscando o desenvolvimento próprio e o do país.

 

E essas dúvidas e indagações em realidade somente podem ser elucidadas e respondidas por uma autoridade que detém informações e dados abrangentes e conhece o assunto com profundidade.

 

Durante discurso de abertura, o diretor Yuji Watanabe, disse que a questão da contratação de mão-de-obra estrangeira é complexa e motivo de muitas dificuldades. “É um tema que precisamos enfrentar. Acredito que há muita coisa que achamos que sabemos, mas na verdade desconhecemos, e muita coisa que estejamos interpretando de forma errada. Talvez haja soluções que não imaginamos existir”, disse.

 

Ao participar com seu colega Flávio T. Oshikiri da mesa do seminário juntamente com o palestrante convidado, Aldo Cândido Costa Filho, Watanabe lembrou das altas taxas de desenvolvimento econômico no Brasil nas décadas de 60 e 70, que atraíram a vinda de grande número de empresas japonesas ao país, época de prosperidade das relações entre os dois países. O dirigente disse que atualmente o intercâmbio bilateral caminha para uma nova fase, com uma relação mais madura. Em virtude do atual crescimento econômico e conseqüente aumento dos investimentos estrangeiros no Brasil, Watanabe prevê que cada vez mais executivos japoneses virão ao país, o que segundo ele, torna o tema ainda mais relevante. “2008 será o marco histórico do centenário da imigração japonesa no Brasil, e, ao mesmo tempo, um momento onde ambos os países entram numa nova era de relacionamento. A década de 1950 foi a fase dos grandes projetos promovidos em nível estatal por ambos os países, quando foram realizados grandes investimentos do Japão. Durante o acelerado crescimento brasileiro nas décadas de 60 e 70, cerca de 500 empresas japonesas entraram no Brasil. Hoje, o intercâmbio econômico nipo-brasileiro está na terceira onda, uma nova era investimentos japoneses no país. Ao contrário do que aconteceu no passado, as empresas japonesas passaram a desenvolver empreendimentos no Brasil levando em conta estratégias globais.  Há ainda a precisão de investimentos ainda maiores de empresas como Nippon Steel, Sumitomo Metals e as montadoras automobilísticas. A tendência é de que Brasil e Japão deixem de ter uma relação meramente complementar evoluindo para uma relação equitária, horizontal”.

 

Na opinião da consultora Ana Paula Rennar, de PricewaterhouseCoopers, o seminário foi útil na medida em que reforçou os pontos da legislação acerca de estrangeiros trabalhando no Brasil. No geral, segundo ela, o seminário foi de grande utilidade. “O palestrante é didático e sabe expor com clareza as questões por ele abordadas. O evento foi de utilidade, pois, trabalho com estrangeiros que ingressam no Brasil”, ressaltou.

 

Para Sérgio Alexandre Melleiro Filho, vice-presidente da Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial da Câmara e gerente de RH e Relações Corporativas da FUJIFILM do Brasil, o evento foi de grande utilidade, "pois nos deixa atualizados sobre os atuais procedimentos do MTE em relação à questão da imigração e do trabalho de estrangeiros no Brasil. Como nas edições anteriores, achei o evento do dia 28 muito interessante".

 

O advogado do Departamento Jurídico da Mitsui Alimentos Ltda., Apolo Mayr, achou o palestrante "altamente qualificado" e sua explanação "simples, direta e clara". Ainda segundo o advogado, o seminário foi de grande utilidade para a empresa. "Pudemos perceber a forma de pensamento utilizada pela cúpula da coordenadoria", destacou.

 

Ao encerrar o evento, o diretor Flávio Oshikiri em nome da Câmara agradeceu ao coordenador Aldo Cândido pela proveitosa e brilhante palestra,  pela prestigiosa presença do público e pela dedicação dos funcionários da entidade. “Queremos manifestar os nossos agradecimentos em nome da Câmara pelas atenções e trabalhos que tiveram para a realização do seminário com muito sucesso”.

 

Auditor-fiscal do Trabalho concursado há mais de vinte anos, antes de exercer o cargo atual, Aldo Cândido Costa Filho, desempenhou as seguintes funções no Ministério do Trabalho e Emprego: delegado Regional do Trabalho em Mato Grosso – 1988 a 1990; chefe de Gabinete da Delegacia Regional do Trabalho em Mato Grosso; chefe da Seção de Relações do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho em Mato Grosso; chefe da seção de Fiscalização do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho em Mato Grosso; coordenador-geral da Secretaria de Inspeção do Trabalho em Brasília; e 1º corregedor do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

PDF anexo: apresentação da palestra

  

Aldo Cândido Costa Filho e Flávio Tsuyoshi Oshikiri (fotos: Rubens Ito / CCIJB).

 

Fujiyoshi Hirata, secretário-geral da Câmara, Aldo Cândido Costa Filho, coordenador da Coordenação-Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, diretores Flávio T. Oshikiri e Yuji Watanabe, respectivamente, presidente da Comissão Jurídica e presidente do Departamento de Consultoria e Assessoria, durante almoço de boas-vindas.

 

Participantes durante coffee break (intervalo para o café).

 

 

 

 

 

 

 

 

Rubens Ito - CCIJB - 28/09/2007



Últimas

2020/06/29 » Transação tributária: uma saída viável para os impactos financeiros da pandemia
2020/06/26 » Presidente Murata participa da reunião das cinco entidades nikkeis
2020/06/25 » Med Line Segurança e Medicina do Trabalho
2020/06/19 » Novidades tributárias
2020/06/09 » Oportunidades tributárias em tempos de crise e as mais recentes medidas do governo
2020/06/09 » Reavaliação das práticas de Preços de Transferência
2020/06/03 » Covid-19: programa do governo brasileiro para apoio às empresas
2020/05/26 » MP de fundo garantidor para microempresas sairá nos próximos dias, diz secretário
2020/05/09 » Covid-19: esclarecendo algumas dúvidas acerca das recentes medidas trabalhistas
2020/05/06 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 1º trimestre de 2020
2020/05/05 » Questões jurídicas e tributárias no cenário da pandemia
2020/04/28 » Medidas emergenciais adotadas no combate à pandemia e seus reflexos jurídicos
2020/04/27 » Fato do príncipe na extinção do contrato de trabalho durante a pandemia da COVID-19
2020/04/27 » Programa emergencial de manutenção do emprego e da renda foi tema de webinar
2020/04/24 » Covid-19: Redução de salário e jornada de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho
2020/04/24 » Cinco medidas adotadas no combate ao coronavírus e seu impacto para empresas japonesas
2020/04/22 » Covid-19: Principais medidas trabalhistas para enfrentamento da crise
2020/04/09 » Covid-19 e impactos na tributação sobre a folha
2020/03/20 » Câmara faz sua 70ª Assembleia Geral Ordinária
2020/03/17 » Diretor do Hospital Santa Cruz participa de reunião com o secretário-geral Hirata

Ver mais »