Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Empresários da Câmara participam de almoço com o ex-ministro Antonio Palocci 13/11/2009

Pelo menos 120 empresários e executivos assistiram no dia 13 de novembro, durante confraternização dos associados da Câmara, em São Paulo, à palestra do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci sobre "perspectivas do Brasil após a crise global”.

Antonio Palocci afirmou durante o evento que o Brasil passa por um momento especial, segundo ele, graças a um trabalho de austeridade que exigiu que fossem tomadas medidas rígidas e que resultaram na estabilidade da economia, com a queda das dívidas interna e externa e o controle da inflação. “Graças ao trabalho do presidente Lula e sua equipe, temos hoje um novo Brasil que caminha efetivamente para um futuro melhor, com capacidade de fazer grandes investimentos e que gera emprego e desenvolvimento”, disse. “Hoje o Brasil passa pelo seu melhor momento. O país conquistou definitivamente a estabilidade e terá equilíbrio de longo prazo. Após a crise, retomará certamente o período de crescimento robusto de sua economia por mais de uma década. O Brasil deverá gerar um milhão de empregos em 2009”, afirmou.

O deputado reafirmou a meta do Brasil nos próximos anos, que busca ampliar parceiros comerciais. “O Brasil quer ser um ativo participante do mercado mundial e ampliar parceiros comerciais com o mundo". Outra meta, segundo Palocci, seriam os esforços nas reformas essenciais como na qualidade da educação e de caráter institucional como a do Judiciário, Previdência Social e as que já foram feitas como a Lei de Falências, crédito, seguros, bolsa de valores, entre outros.  “O Japão é um exemplo para o mundo em termos de educação para o crescimento de longo prazo. As reformas de caráter institucional darão salto de qualidade”.

Além da estabilidade econômica, Palocci destacou três reservas importantes que permitem ao Brasil “dar um salto para o futuro”: reservas internacionais do Banco Central, o óleo e gás natural da camada pré-sal - 30 a 40 anos acesso a energia em grande volume e grande valor -, e as naturais de energia renovável – Brasil tem 46% de energia limpa e renovável – hidrelétricas, competitividade do etanol. “Essas três reservas são o passaporte seguro que o Brasil tem para o desenvolvimento. Condições e planejamento adequado são os desafios que o Brasil terá no próximo ano, no ano das eleições presidenciais”.

Palocci ressaltou a visão democrática do presidente Lula de não tentar se reeleger nas eleições do ano que vem. “Observa-se que países da América Latina vêm mudando as regras para a reeleição sem limites de seus presidentes, mas o presidente Lula viu a importância da democracia, não se reelegerá na próxima eleição. Sem impacto no equilíbrio econômico”.

Brasil-Japão - A atuação dos nipônicos e seus descendentes nas atividades econômicas do Brasil foi lembrada pelo ex-ministro Antonio Palocci como o grande legado dos 100 anos da imigração japonesa, destacando a importância do incremento das oportunidades e estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Japão, pensando em termos de cooperação, de transferência de tecnologia e de investimentos. “Esse é o interesse do governo brasileiro, Congresso Nacional, como aconteceu no centenário da imigração no ano passado, criar oportunidades mais amplas para o povo brasileiro e japoneses irmãos. Fui quatro vezes ao Japão. Participei de dezenas de reuniões internacionais no Ministério da Fazenda. Reconhecemos o quanto as autoridades japonesas têm o compromisso com a busca da estabilidade, livre comércio e relacionamento fraterno entre as nações”. Lembrou da escolha pelo Brasil do padrão japonês de TV digital como a vontade de maior intercâmbio com o Japão. “O Brasil escolheu o modelo japonês, modelo comum, demonstrando a vontade de relacionar-se com cientistas do Brasil e do Japão, uma inovação da indústria brasileira e japonesa. O Japão possui grande relacionamento, grande comunidade no Brasil, uma presença forte das empresas japonesas no Brasil”.

O deputado comentou que em sua recente visita à Embaixada do Japão, discutiu com o embaixador Ken Shimanouchi, assuntos relacionados a preços de transferência, a fim de estimular a vinda de mais investimentos japoneses ao Brasil. “Este assunto estamos tratando junto ao Ministério da Fazenda para encorajar investimentos japoneses no Brasil”.

Eleições 2010 - Os empresários também acompanharam atentamente as explicações do conselheiro e chefe do Departamento de Assuntos Políticos da Embaixada do Japão no Brasil, Hironori Sawada. Ele fez previsões e teceu comentários acerca das eleições de 2010 no Brasil, analisando o perfil dos principais pré-candidatos à Presidência da República. 

Participaram do evento o presidente Makoto Tanaka, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, o prefeito de Maringá Silvio Barros, diretores, conselheiros, membros-associados e convidados.

Rubens Ito - CCIJB 

 

A-09-11-13-ac-f-mesa-aaa-600

  

Deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, e presidente Makoto Tanaka (fotos: Rubens Ito / CCIJB). 

 

 

 

A-09-11-13-ac-f-ok-mesa-pr-aa-600

  

Sílvio Barros, prefeito de Maringá (PR), Kazuaki Obe, cônsul-geral do Japão em SP, Fujiyoshi Hirata, secretário-geral e Antonio Palocci, deputado federal. 

 

 

 

A-09-11-13-ac-f-palestra-ac-600

  

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci ministrou palestra sobre o tema “Perspectivas do Brasil após a crise global”.

 

 

 

A-09-11-13-ac-f-geral-ab-600

   

Palocci afirmou em sua palestra que o Brasil passa por um momento especial. 

 

 

 

A-09-11-13-ac-f-ok-placa-aa-460

  

Após a palestra, Antonio Palocci recebe uma placa de homenagem do presidente Makoto Tanaka.



Últimas

2020/09/26 » (Zoom) Entrada em vigor da LGPD: estratégias de adequação e mitigação de riscos
2020/09/24 » (Zoom) Seminário sobre novo coronavírus no Brasil
2020/09/17 » (Zoom) Impactos da LGPD nos programas de compliance
2020/09/17 » (Zoom) Realizado o 2º Fórum da Câmara
2020/09/16 » (Teams) Seminário online "Tendências da Reforma Tributária", promovido pelo Comitê Jurídico
2020/09/15 » (Zoom) Comparação entre a LGPD e a APPI
2020/09/15 » (Zoom) Ministério apresenta projetos de concessão para fundos de investimento japoneses
2020/09/10 » (Zoom) Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2020/09/09 » (Zoom) 1ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opinião)
2020/08/28 » (Zoom) Consulado: Encontro com os departamentos de Economia e Cultural
2020/08/27 » (Zoom) FCPA Review 2019
2020/08/27 » (Zoom) Realizado o 1º Fórum da Câmara
2020/08/24 » (Zoom) LGPD – Lições aprendidas com a GDPR europeia
2020/08/18 » (Zoom) Câmara participa da cerimônia de boas-vindas ao novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana
2020/08/18 » (Zoom) ICMS – Fiscalização, lavratura de auto e o processo administrativo tributário no Estado de São Paulo
2020/08/18 » (Zoom) CPRB
2020/08/17 » (Google Meet) Reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/08/14 » (Webex) Tax do amanhã - Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações
2020/08/13 » (Teams) Seminário online em inglês do Departamento Financeiro
2020/08/13 » (Zoom) O novo momento do Direito do Trabalho nas relações empresariais

Ver mais »