Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Mais de 170 empresários participam do Shinnenkai da Câmara 15/01/2010

Pelo menos 170 empresários e executivos participaram do Shinnenkai da Câmara, tradicional comemoração de Ano Novo, em São Paulo, no dia 15 de janeiro, em evento que contou com as participações do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, do cônsul-geral do Japão em São Paulo Kazuaki Obe e do presidente, Tatsuo Nakayama.

Ao dar início ao evento, o secretário-geral Fujiyoshi Hirata, como mestre-de-cerimônias, pediu um minuto de silêncio em homenagem aos brasileiros e às demais vítimas do terremoto de terça-feira (12/01) em Porto Príncipe, capital haitiana. 

Em sua saudação de ano novo, o presidente Nakayama discursou aos representantes das empresas associadas, observando que "no ano passado, com a crise mundial, os países desenvolvidos tiveram um desempenho econômico ruim, enquanto que o Brasil passou a ser um país adequado para se investir". "Para o Brasil foi um ano para reverter as expectativas econômicas", disse.

Segundo Nakayama, "Hoje muitos países focam no Brasil. Não só os Estados Unidos, Europa e Japão, mas também a China e a Coréia do Sul têm interesse no país", ressaltando que "a disputa será ainda maior em busca do Brasil".

De acordo com o presidente, a economia brasileira "cresce estavelmente, melhorando principalmente grandes projetos de infraestrutura, o que desperta o interesse de vários países e respectivas empresas privadas e governamentais, e, até com o lobby de presidentes de países a fim de ganhar a concorrência nesses empreendimentos". Nesse sentido, Nakayama defende que a Câmara, juntamente com governo japonês, envidem esforços para "fortalecer as relações Brasil-Japão e os laços entre os associados da Câmara, para poder participar das licitações, com reais possibilidades de vencê-las".

Finalizando seu discurso, Nakayama desejou saúde e sucesso a todos os participantes do encontro e membros-associados.

Já o embaixador Ken Shimanouchi disse estar alegre e feliz em poder participar do evento. "Esta é a quarta vez que participo do Shinnenkai da Câmara. Estou há três anos e quatro meses no Brasil como embaixador, maior permanência num país em toda a minha carreira diplomática".

O diplomata japonês lembrou de vários acontecimentos entre Brasil e Japão que marcaram na esfera dos cem anos da imigração japonesa no Brasil em 2008 e dos 80 anos de imigração na Amazônia em 2009.

O embaixador disse que em meio à plena crise financeira o conceito do Brasil até se tornou melhor, e nesse contexto, segundo ele, as relações Brasil-Japão também se tornaram melhores.

Shimanouchi afirma que o interesse dos japoneses em relação ao Brasil vem crescendo. "No ano passado participei de várias palestras em Tóquio, e notei que o interesse pelo Brasil se torna cada vez maior. De especialistas, expande-se por pessoas, inclusive investidores privados. Hoje, entre os países do Brics há incertezas sobre o futuro das economias da Rússia, China e Índia, e o Brasil apresenta mais estabilidade nas mais diversas facetas. O século XXI será o século do Brasil", destacou.

Uma série de grandes projetos serão feitos no Brasil nos próximos anos. Shimanouchi lembrou que somente a Petrobrás pretende investir nos próximos anos em projetos estimados o equivalente ao PIB do Chile e Filipinas juntos.

Estão previstos para os próximos anos o aumento do número de idas e vindas de autoridades do alto escalão entre Brasil e Japão. O embaixador informou que a próxima seria uma missão japonesa que estará visitando em breve o Brasil para tratar sobre a licitação do TAV (trem de alta velocidade) que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para o embaixador, o aumento dos gastos públicos e o nacionalismo no Brasil causam preocupação entre os investidores.

A fim de procurar facilitar os trabalhos da próxima Reunião do Comitê Conjunto de Promoção Comercial e de Investimentos MDIC-METI (III Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão de Promoção de Comércio e Investimentos), realização Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão, o embaixador propõe uma reunião entre ministros de ambos os países, bem como ouvir a opinião dos associados.

O diplomata teceu agradecimentos ao ex-presidente e atual presidente de honra da Câmara Makoto Tanaka, pelos relevantes serviços prestados durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do Ano do Intercâmbio Econômico Brasil-Japão no ano de 2008. "Tive um apoio muito forte do Sr. Makoto Tanaka. Toda a Embaixada tem dívida de gratidão com ele".

Por fim, desejou a todos um Feliz Ano Novo e uma Câmara ainda mais proativa e com intensas atividades.

Brics e Brasil

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) estão hoje entre os 12 primeiros colocados em participação no PIB (soma de todas as riquezas produzidas no país) mundial, conforme relata matérias sob os títulos "Tecnologia desafia avanço de mercados emergentes" e "Criador dos Brics critica exportação brasileira", da jornalista Claudia Antunes, publicada no primeiro domingo deste ano novo (3/01/2010), no caderno "Dinheiro", do jornal "Folha de S.Paulo". Nesta última, ela faz uma entrevista com Jim O´neill, chefe de pesquisa econômica do banco Goldman Sachs e inventor da sigla Brics. O banco norte-americano prevê os Brics entre os cinco maiores PIBs do mundo em 2050, sendo encabeçada pela China, os Estados Unidos em segundo, e Índia, Brasil e Rússia, respectivamente, em terceiro, quarto e quinto.

O Brasil comemorou 120 anos de República em 2009, presidido por um operário, que pela sua atividade internacional e por ter mudado o país de patamar, foi escolhido pelos grandes jornais do mundo como "Homem do Ano" de 2009 e pelo Fórum Econômico Mundial (Fórum de Davos) como "Estadista Global", primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum em 2010. O país, antes devedor, tornou-se credor do FMI, com reservas internacionais de mais de US$ 200 bilhões, mercado interno dinâmico e em franca expansão, estabilidade interna, diminuição da pobreza e do desemprego, melhora na distribuição de renda, além de ser protagonista na discussão e na solução de grandes temas mundiais.

Rubens Ito / CCIJB

 

A-10-01-15-f-emb-aa-240

Embaixador Ken Shimanouchi (fotos: Rubens Ito / CCIJB)

 

A-10-01-15-f-nakayama-aa-380

Presidente da Câmara, Tatsuo Nakayama.

 

A-10-01-15-f-saque-ac-650

Presidente da Câmara, Tatsuo Nakayama; embaixador Ken Shimanouchi; e cônsul-geral Kazuaki Obe realizaram a quebra do barril de saquê com o martelo (cerimônia milenar utilizada em eventos especiais e que remonta à época dos samurais).

 

A-10-01-15-f-saque-aa-650 

Presidente Tatsuo Nakayama, embaixador Ken Shimanouchi e cônsul-geral Kazuaki Obe brindam o "kampai", na saudação de ano novo.

 

A-10-01-15-f-geral-ab-650

Pelo menos 170 empresários e executivos participaram do Shinnenkai, tradicional comemoração de Ano Novo.



Últimas

2020/09/26 » (Zoom) Entrada em vigor da LGPD: estratégias de adequação e mitigação de riscos
2020/09/24 » (Zoom) Seminário sobre novo coronavírus no Brasil
2020/09/17 » (Zoom) Impactos da LGPD nos programas de compliance
2020/09/17 » (Zoom) Realizado o 2º Fórum da Câmara
2020/09/16 » (Teams) Seminário online "Tendências da Reforma Tributária", promovido pelo Comitê Jurídico
2020/09/15 » (Zoom) Comparação entre a LGPD e a APPI
2020/09/15 » (Zoom) Ministério apresenta projetos de concessão para fundos de investimento japoneses
2020/09/10 » (Zoom) Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2020/09/09 » (Zoom) 1ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opinião)
2020/08/28 » (Zoom) Consulado: Encontro com os departamentos de Economia e Cultural
2020/08/27 » (Zoom) FCPA Review 2019
2020/08/27 » (Zoom) Realizado o 1º Fórum da Câmara
2020/08/24 » (Zoom) LGPD – Lições aprendidas com a GDPR europeia
2020/08/18 » (Zoom) Câmara participa da cerimônia de boas-vindas ao novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana
2020/08/18 » (Zoom) ICMS – Fiscalização, lavratura de auto e o processo administrativo tributário no Estado de São Paulo
2020/08/18 » (Zoom) CPRB
2020/08/17 » (Google Meet) Reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/08/14 » (Webex) Tax do amanhã - Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações
2020/08/13 » (Teams) Seminário online em inglês do Departamento Financeiro
2020/08/13 » (Zoom) O novo momento do Direito do Trabalho nas relações empresariais

Ver mais »