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Serviços ligados ao carnaval sobem acima da inflação, aponta pesquisa da FGV 02/03/2011

Os produtos ligados diretamente ao carnaval, como chope e cerveja, e cerveja comprada em supermercado, apresentam a maior inflação no período, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Os itens subiram 11,21% e 11,41%, respectivamente, no carnaval de 2011 em comparação à festa do ano passado.

“Comprando no supermercado ou no bar, a cerveja já subiu quase o dobro da inflação no período. E é um dos principais artigos de qualquer folião”, afirmou hoje (2) à Agência Brasil o pesquisador do Ibre, André Braz.

A pesquisa mostra que nos últimos 12 meses compreendidos entre março de 2010 e fevereiro de 2011, a inflação do carnaval atingiu 6,29%, superando a média do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que acumula alta de 6,02%. A pesquisa considerou o período de 12 meses para fugir do efeito sazonal. “É o que o consumidor está pagando mais caro”, disse.

Outros itens que fazem parte do consumo nos dias da festa carnavalesca para um lanche rápido, como refrigerantes fora de casa e sanduíches, também apresentam aumento de preço acima da inflação. Eles subiram 7,06% e 8,12%, de acordo com a pesquisa da FGV. Do mesmo modo, o cafezinho foi majorado em 9,15%.

Serviços como estacionamento e garagem (16,35%) e hotel (10,98%) mostram crescimento acima da inflação. André Braz disse que “os serviços foram os grandes vilões do carnaval”. O destaque é a alimentação fora de casa.

“Até quem entrou na academia de ginástica para ficar em forma está pagando acima da inflação média. Tudo que ficou acima da inflação média aqui teve aumento real e é percebido no bolso de quem vai efetuar essas despesas no carnaval”, disse o economista da FGV. (Alana Gandra, da Agência Brasil)



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