O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), do Ministério de Minas e Energia, divulgou nota no final da tarde de ontem (7) informando que o suprimento de energia no ano está assegurado. “Outras avaliações de desempenho do sistema, utilizando-se o valor esperado das previsões de afluências [chuvas], assim como anos semelhantes de afluências obtidas no histórico, confirmam a garantia do suprimento para o ano de 2014”, diz a nota, assinada pelo ministério, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, além da Empresa de Pesquisa Energética e do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
O ministério reafirmou que o risco de racionamento de energia em 2014 é mais de seis vezes inferior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e mais de 23 vezes inferior na região Nordeste ao verificado em 2001, ano em que houve racionamento de energia no país. Esse dado já havia sido adiantado na terça-feira (6) pelo secretário executivo do órgão, Márcio Zimmermann.
As chuvas registradas em abril no Sudeste e Centro-Oeste foram de aproximadamente 82% da média histórica. Nas regiões Nordeste, Sul e Norte, os índices foram cerca de 39%, 129% e 104% da média histórica, respectivamente.
O comitê também voltou a afirmar que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado, com sobras, em termos de balanço energético, devido à capacidade de geração e transmissão instaladas no país. A mesma conclusão havia sido divulgada nas reuniões de fevereiro, março e abril. (da Agência Brasil, Marcelo Brandão)