Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(426)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias

Notícias

Selecione datas para filtrar: a OK
Pesquisa mostra que produtos orgânicos são consumidos por 15% da população 08/06/2017

Cerca de 15% da população urbana consumiu algum produto orgânico nos últimos dois meses, segundo pesquisa divulgada ontem (7) pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis). A maior procura por este tipo de produto (34%) está na Região Sul, que ultrapassa o dobro do consumo nacional. Os dados foram divulgados no primeiro dia da 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (Bio Brazil Fair), que vai até domingo (11), na Bienal do Ibirapuera, na capital paulista.

“Precisávamos ter o perfil por região, com consumo, costumes e percepção do consumidor de orgânicos. Essa pesquisa ajudará nas estratégias comerciais dos produtores, empresas e varejistas. Se há cerca de 600 feiras orgânicas mapeadas no Brasil e, a cada ano, o crescimento do setor chega em 20%, temos um potencial de aumento do consumo”, disse Ming Liu, diretor executivo do Organis.

Os produtos orgânicos mais consumidos são verduras, legumes e frutas. Seis em cada dez consumidores consomem verduras orgânicas. Os legumes e as frutas são escolhas de uma em cada quatro pessoas. Entra as outras opções disponíveis ao consumidor de orgânicos estão produtos como carnes, chocolates, sucos, leites, laticínios, biscoitos, shampoos, sabonetes e tecidos.

Orgânico

Para ter o selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que reconhece como produto orgânico é necessário seguir alguns critérios, como ter certificação por organismos credenciados pelo ministério, sendo dispensado da certificação os produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Mapa.

Pela legislação, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Consumo

Entre os motivos apresentados na pesquisa para o consumo neste segmento, os entrevistados citaram questões relacionadas à saúde. A associação entre alimentos orgânicos e saúde foi citada por seis em cada dez pessoas (64%). Indicações de consumo da mídia e de profissionais da saúde também se destacaram, chegando a 15% das pessoas.

“Existe um grande interesse dos consumidores, os empreendedores e empresários estão visualizando essa oportunidade e a feira [Bio Brazil Fair] é um indicativo de que tem mais produtos disponíveis no mercado”, disse Liu. No entanto, ele ressalta que é importante a conscientização dos consumidores sobre as características dos orgânicos e sobre a regulamentação.

O varejo convencional é o principal local de compra dos produtos orgânicos. Cerca de 60% das pessoas vão até os supermercados e aproximadamente 25% compram em feiras. No entanto, o mercado de orgânicos tem ainda lojas especializadas em produtos naturais, compra direto com o produtor e os clubes de compras coletivas, que são ainda uma promessa, na avaliação do Organis.

Marcas

A pesquisa chegou à conclusão que, para os consumidores, não há uma marca associada de forma sólida ao mercado de produtos orgânicos no país, porque 84% dos entrevistados não souberam citar uma marca específica. “Para nós o que foi uma surpresa é que desses 15% [de pessoas que consumiram orgânicos], 85% não lembraram da marca do produto que consumiram. Então eles não fidelizaram ainda com uma marca”, disse Lui.

Segundo a entidade, existe uma grande disposição para consumir mais produtos orgânicos, mas o preço foi citado como o maior limitador para o aumento do consumo. A falta de preços acessíveis foi citada por 62% dos entrevistados como impeditivo. A falta de lugares próximos foi a segunda causa mais citada (32%), seguida por falta de conhecimento (11%). Apesar de haver um movimento crescente para o consumo de orgânicos, 25% das pessoas não estão interessadas em mudar o hábito de consumo convencional.

Feita pela Market Analisys, a pesquisa entrevistou 905 consumidores de orgânicos, sendo adultos com idades entre 18 e 69 anos, de São Paulo, de Rio de Janeiro, de Salvador, de Belo Horizonte, de Brasília, de Curitiba, do Recife, de Porto Alegre e de Goiânia. (da Agência Brasil, Camila Boehm)



Últimas

2017/06/23 » Anatel não vai exigir outorga para provedores de internet com até 5 mil clientes
2017/06/23 » Governo americano suspende todas as importações de carne fresca do Brasil
2017/06/23 » Empresas de turismo têm faturamento médio de 4,3% no primeiro trimestre
2017/06/22 » BC mantém projeção de crescimento do PIB em 0,5%; inflação deve ficar em 3,8%
2017/06/22 » Confiança da Indústria cai 2,3 pontos em prévia da FGV
2017/06/22 » FMI aponta corrupção e evasão fiscal como grandes desafios da economia
2017/06/21 » Publicação da Fiocruz lidera ranking de melhor revista científica da AL
2017/06/21 » Procura por crédito sobe 7,2% em maio, diz Serasa
2017/06/21 » Receita regulamenta programa de renegociação de dívidas com a União
2017/06/21 » PIB tem crescimento de 0,87% no trimestre encerrado em abril
2017/06/21 » Inverno começa com previsão de El Niño de baixa intensidade
2017/06/19 » BNDES aprova financiamento de R$ 1 bi para parques eólicos na Bahia e no Ceará
2017/06/19 » Produção de petróleo da Petrobras cresce 3,9% em maio
2017/06/19 » Procuradoria regulamenta MP que parcela débitos previdenciários
2017/06/19 » Mercado financeiro reduz projeção para inflação e PIB
2017/06/16 » Atividade econômica cresce 0,28% em abril
2017/06/16 » População brasileira já pagou R$ 1 trilhão em impostos este ano
2017/06/16 » Receita libera hoje crédito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
2017/06/12 » Porto Rico decide ser 51º estado americano; medida depende de aprovação de Trump
2017/06/12 » Agências da Caixa abrem mais cedo para saque das contas inativas do FGTS

Ver mais »