Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(426)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias

Notícias

Selecione datas para filtrar: a OK
Mato Grosso do Sul terá indústria de papel e celulose 19/12/2006

Três Lagoas (MS), 19/12/2006 - Foi realizado hoje pela manhã, em Três Lagoas, o lançamento da pedra fundamental das indústrias de papel e celulose da International Paper e Votorantim Celulose e Papel (VCP), entre Três Lagoas e Brasilândia. A fábrica de celulose começará a ser construída em fevereiro de 2007 e começa a produzir já em 2009. A previsão é de 200 mil toneladas de papel anuais. Há 12 anos foi construída a última indústria do tipo no Brasil. A intenção é exportar papel para impressão e escrita para América Latina, Europa e Estados Unidos da América. “E essas exportações são de valor agregado, que exigem tecnologia sofisticada”, afirma o presidente executivo da IP no Brasil, Maximo Pacheco.

O empreendimento das duas empresas significará um aumento de 13% no produto interno bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul e triplicará o movimento financeiro na região do bolsão. Mais de 10 mil empregos serão gerados durante o período de construção, e outros 12 mil entre diretos e indiretos após a implantação da indústria.

Além do Brasil, China e Rússia disputavam a presença da empresa multinacional IP. Nosso País foi escolhido pois “é um local privilegiado do mundo para projetos como este”, diz Pacheco. Ele acrescenta que outros fatores contribuíram muito para a instalação da empresa no Brasil. “Este é um rico país em recursos naturais. Aqui, há a aplicação de uma biotecnologia que fez obter um tipo de eucalipto capaz de produzir papel de altíssima qualidade, com custo competitivo. Acima de tudo, o Brasil tem uma quantidade enorme de pessoas competentes, capacitadas e motivadas que trabalham em todas as nossas unidades. Há mais um fator que tornou este sonho possível: as vantagens competitivas que a economia brasileira pode oferecer em relação a outras nações do chamado grupo de emergentes.”

O governador Zeca do PT afirmou ser hoje um dia “particularmente especial” para ele porque entregará uma obra de “grande importância que ajudará, definitivamente, a modificar a economia do Estado”. Ele destaca que esta obra não é um ganho próprio e sim um sucesso de “uma ação coletiva sonhada por muitos e que se concretiza na construção dessa grande indústria.”

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia. “Não há crescimento nem desenvolvimento sem o verbo investir. Essa indústria vai mudar radicalmente o panorama econômico dessa região. Aqui será um pólo gerador de desenvolvimento com a chegada de uma empresa protagonista mundial e de uma grande empresa nacional que engatinha para se tornar também uma multinacional.”

Para a prefeita do município, Simone Tebet, a presença da nova indústria, fará a cidade crescer em vários setores. “A grandeza e importância desse evento torna qualquer palavra insuficiente. Sem dúvida, trará geração de empregos. Significa mais renda para a cidade e melhoria de vida para as famílias que poderão sustentar seus entes queridos.”

O presidente do conselho administrativo da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes, disse que os investimentos na região são uma busca sonhada há muito por muitos e que agora podem construir um novo momento para a cidade. “Com os princípios da ética, transparência e de sustentabilidade que norteiam a história da Votorantim, seguimos nossa vocação: trabalhar, gerar empregos, criar e compartilhar riquezas”.

Homenagem – O senador Ramez Tebet foi lembrado por todas as autoridades presentes. “Este projeto não seria realidade se não fosse o apoio do saudoso senador que dedicou os mais de 40 anos de sua vida pública ao estado”, afirmou o presidente do conselho administrativo da VCP, José Roberto Ermírio de Moraes.

 

  

APn - Marcelo Eduardo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Últimas

2020/07/08 » Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia
2020/07/08 » Câmara aprova MP que suspende cumprimento mínimo de dias letivos
2020/07/08 » Câmara aprova MP que permite reembolso de passagem aérea em até um ano
2020/07/08 » Covid-19: Senado aprova indenização a profissional afetado pela doença
2020/07/07 » Bolsonaro sanciona MP que criou programa de manutenção do emprego
2020/07/07 » Tecnologias da Embrapa ajudam Ceará a dobrar produção de algodão
2020/07/07 » Com aumento de mortes, Miami volta a fechar restaurantes
2020/07/06 » Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado
2020/07/06 » Saiba como funcionam os testes para detectar a covid-19
2020/07/06 » Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro
2020/07/03 » Com digitalização de salas de aula, pandemia acentua exclusão escolar
2020/07/03 » Conheça resultado do maior estudo sobre a covid-19 no Brasil
2020/07/03 » Rendimento médio de brasileiros cai a 82% em maio devido à covid-19
2020/07/02 » Califórnia fecha bares e restaurantes na maior parte do estado
2020/07/02 » Isolamento social pode agravar castigos e palmadas, diz pesquisa
2020/07/02 » Registro digital de veículo está disponível em todo o país
2020/07/01 » Crise causa impacto na indústria, que precisa de mudança, diz CNI
2020/07/01 » Câmara aprova concessão de crédito para pequenas empresas
2020/07/01 » Entregadores de apps fazem greve nacional nesta quarta-feira
2020/07/01 » Auxílio emergencial de R$ 600 é prorrogado por mais dois meses

Ver mais »