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Comércio varejista cresce 9,7% nos primeiros três meses do ano 15/05/2007

 

Rio de Janeiro, 15/05/2007 - Puxado pelo segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o comércio varejista brasileiro encerrou os primeiros três meses de 2007 com crescimento de 9,7% (índice sem ajuste sazonal).

No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento foi menor: 7,3%. O faturamento no primeiro tremestre do ano cresceu 9,8%, índice que cai para 7,7% nos últimos doze meses encerrados em março.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando se compara março deste ano com março de 2006, o crescimento do comércio varejista chegou a 11,5%. Nesse caso, a expansão do faturamento foi semelhante: de 11,6%.

Segundo o IBGE, o desempenho do mês “continua refletindo o aumento do poder de compra da população, decorrente, basicamente, do aumento da massa real de salário na economia”.

A entidade também ressalta a influência da Páscoa sobre o resultado, já que, em 2007, a data ocorreu na primeira semana de abril, portanto, muito próxima a março.

Em março, o segmento de móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto no resultado do comércio varejista, com o aumento de 18,1% no volume de vendas sobre março de 2006. O resultado fez com que a atividade respondesse por 23% da taxa global do varejo no mês.

Em relação ao primeiro trimestre do ano, o segmento cresceu 20,5% e, no acumulado dos últimos 12 meses, 12,4%. “Esse desempenho se deve à manutenção das condições favoráveis de crédito, rendimento real, emprego e preços”.

O volume de vendas do segmento de artigos de uso pessoal e doméstico foi 26,6% maior em março deste ano que no mesmo mês do ano passado.

Depois de dois anos de queda, o segmento combustíveis e lubrificantes cresceu 7% no período. O IBGE atribui o resultado à estabilização dos preços nos últimos meses, "conjugada com a melhoria das condições econômicas do país”.

Entre fevereiro e março, comércio varejista cresce 1,1%

Os dados divulgados hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos à Pesquisa Mensal do Comércio indicam que o comércio varejista brasileiro cresceu 1,1% entre fevereiro e março, quando considerado o ajuste sazonal. No período, o faturamento aumentou 1,2%.

Os resultados variam quando analisados os segmentos que compõem o setor. O de combustíveis e lubrificantes foi o único a registrar queda, ainda que moderada: de 0,1%. O de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 1,2%; o de móveis e eletrodomésticos subiu 1,3%; enquanto que o de tecidos, vestuário e calçados teve expansão de 2,7%.

Ainda na comparação entre fevereiro e março, o segmento de veículos, motos, partes e peças, que faz parte do comércio varejista ampliado, registrou crescimento de 4,4%.

 

 

 

 

 

Agência Brasil - Nielmar de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



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