Tóquio, 13/03/2008 – O príncipe herdeiro Naruhito recebeu o governador do Rio, Sérgio Cabral, na tarde desta quinta-feira (13/03), no Palácio Imperial, em Tóquio. Na conversa, descrita por Cabral como descontraída, Naruhito anunciou pessoalmente que estenderá ao Rio de Janeiro a sua visita ao Brasil marcada para junho. O príncipe viajará a propósito das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.
O governador, que preside a comissão organizadora dos festejos, agradeceu a visita anunciada e lembrou a Naruhito que recebeu os pais dele - o imperador Akihito e a imperatriz Michiko -, quando eles estiveram no Brasil em 1997 e Cabral era presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
Chamou a atenção do governador o encantamento de Naruhito quando Cabral lhe presenteou com três DVDs de Tom Jobim. O príncipe, que conheceu o Rio em 1982, disse que adora bossa-nova e as nossas praias.
- Achei que o príncipe herdeiro é carioca. Era só ver a expressão dele na hora em que entreguei os DVDs e disse que eram do Tom Jobim - brincou Cabral, numa referência ao interesse e ao conhecimento de Naruhito sobre o Rio.
O tema do encontro foi além. O governador falou ainda sobre a situação econômica favorável em que se encontra o Brasil e, em especial, o Estado do Rio. Explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desenvolve um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas e que, de todos os estados, "o Rio é o mais beneficiado por uma onda de investimentos do governo federal".
Segundo Cabral, o príncipe mostrou-se curioso sobre o PAC, seus resultados nas favelas, e desejou ao governador sucesso na missão de governo e empresarial que cumpre no Japão para atrair novos investimentos para o estado. O governador visitou o príncipe acompanhado do embaixador do Brasil em Tóquio, André Amado, e do Cônsul-geral do Japão no Rio, Masahiro Furukawa.
Site oficial do Governo do Rio de Janeiro