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Indústria de chocolate deve produzir 113 milhões de ovos de Páscoa em 2009 04/03/2009

 

São Paulo, 4/03/2009 - A produção de ovos de chocolate para a Páscoa de 2009 deve ter um aumento de 4,8%, em comparação com a do ano anterior, chegando a cerca de 24 mil toneladas. Desse total, 21 mil toneladas referem-se a ovos industriais e o restante, à produção artesanal. A estimativa foi divulgada hoje (4), em São Paulo, pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A entidade calcula que devem ser produzidos 113 milhões de ovos de Páscoa.

Segundo o vice-presidente da área de comunicação da Abicab, Luiz Felipe Rego, a Páscoa é o período mais importante do ano para a indústria de chocolate, representando mais de 10% do volume comercializado no ano. De acordo com os dados, devem ser empregados temporariamente 25 mil pessoas, das quais 7,5 mil na área de produção e 17,5 mil no comércio varejista.

De acordo com a associação, os produtos devem ficar 8% mais caros em relação aos valores de 2008, devido aos índices de inflação registrados no período de agosto a dezembro, quando são produzido os ovos, e aos aumentos dos preços do cacau, leite, açúcar, da embalagem e mão-de-obra. O faturamento da indústria de ovos de Páscoa deve chegar R$ 828 milhões, 12% do faturamento do setor. “Isso porque o preço por quilo do ovo de Páscoa é maior do que um chocolate da linha regular”.

Segundo ele, a associação está monitorando a crise econômica global e os números observados atualmente não indicam que haverá queda nas vendas e na produção no setor de chocolates. “Se formos olhar o mercado de chocolate, deixando a Páscoa de lado, temos produtos sendo oferecidos de R$ 0,25 até R$ 50. Tem opção e variedade para todas as faixas de consumo.”

O presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Neto, destacou que a crise financeira não deve afetar o setor já que o chocolate está presente em vários momentos da vida do consumidor e, muitas vezes, é ligado à afetividade entre as pessoas. “Para agradar alguém, a pessoa escolhe um chocolate que ela goste”, afirmou.

Segundo ele, no Natal, as vendas foram tão boas que quase houve falta de caixas de bombom nos supermercados, fato que deve se repetir na Páscoa.

“Na emoção, o comportamento é diferente. No Brasil, todos se julgam com direito a ganhar um ovo, uma criança, um neto, uma vovó, uma titia. Essa é a tônica nesses eventos. E chocolate é algo único, diferente, só ele tem essa cor, esse sabor.” (Agência Brasil - Flávia Albuquerque)



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