Brasília, 30/03/2009 - O prazo para produtores rurais quitarem empréstimos pela linha de crédito FAT (Fundo de Amaparo ao Trabalhador) giro-rural passou de 60 para 84 meses, mesmo para os que já tinham contratos assinados. A ampliação foi anunciada hoje (30) na reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília.
O Codefat também aprovou o pagamento de duas parcelas do seguro-desemprego a trabalhadores demitidos em dezembro, anunciado no último dia 24 pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Serão contemplados 103,7 mil trabalhadores de estados, segundo o ministério.
O pedido de aumento de prazo foi feito ao Codefat pelo Ministério da Agricultura sob a justificativa de que os produtores ficariam inadimplentes e teriam a safra comprometida em função da crise financeira. A maioria dos empréstimos venceria no dia 1º de abril.
Na reunião, os conselheiros também aprovaram a prestação de contas do FAT para o exercício 2008. O patrimônio acumulado teve um crescimento de 11% em relação a 2007, chegando a R$ 154,7 bilhões. (Agência Brasil)