Davos (Suíça) - A 40ª edição do Fórum Econômico Mundial começa hoje (26), em Davos, na Suíça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nesta terça-feira vai ao Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, receberá na quinta-feira (28) o prêmio inédito de Estadista Global.
Neste ano, o tema do encontro em Davos é Melhorar o Estado do Mundo: Repensar, Redesenhar, Reconstruir. A agenda oficial prevê apenas dois eventos neste primeiro dia – uma recepção de boas-vindas marcada para as 18h30, horário local, e logo depois um coquetel para os primeiros participantes.
Lula embarca para a Suíça na quarta-feira (27) e no dia seguinte recebe o prêmio Estadista Global, concedido pelo fórum. É a primeira edição do prêmio. Na sexta-feira (29), um painel vai discutir a economia brasileira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participam do debate sobre o tema Brasil: o que Vem pela Frente?”.
Na programação, os organizadores destacam a expectativa de que o Brasil seja a quinta maior economia do mundo em 2020. (Agência Brasil - Gislene Nogueira)