Shozo Takagi, presidente do Conselho Administrativo do Banco Iwata Shinkin (Iwashin), de Shizuoka, Japão, visitou no dia 29 de novembro a Câmara. Estava acompanhado de Hiroyuki Noyori e de Etsuo Ishikawa, respectivamente, diretor-conselheiro e consultor-jurídico da instituição. Foram recebidos pelo secretário-geral Fujiyoshi Hirata.
Shozo Takagi foi condecorado com a Ordem de Rio Branco, no grau de comendador, durante cerimônia realizada no Consulado do Brasil em Hamamatsu, no dia 25 de outubro de 2013. A insígnia e o diploma foram outorgados pelo cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, José Antonio Gomes Piras, na presença de convidados representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Conselho dos Cidadãos, HICE, Igreja Católica entre outros líderes da comunidade brasileira.
Fundado em 1950, o Iwata Shinkin Bank é um banco regional e conta atualmente com 33 agências nas cidades de Iwata, Hamamatsu, Fukuroi e Kakegawa. Visando melhorar o atendimento à comunidade brasileira, desde março de 2006 assinou acordo de parceria com a Caixa Econômica Federal, oferecendo serviço de remessas ao Brasil.
O Iwashin promove ações em benefício da comunidade brasileira no Japão como consulta jurídica gratuita em português e aulas de língua japonesa aos brasileiros. O Iwashin também realizou quatro seminários econômicos do Brasil e igual número de missões econômicas ao Brasil, levando empresários japoneses para conhecer oportunidades de empreendimentos nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na ocasião da visita, Takagi convidou Hirata para proferir palestra no seminário que a instituição vai realizar no ano vem (2014) no Japão.

Etsuo Ishikawa, Shozo Takagi, Fujiyoshi Hirata e Hiroyuki Noyori

Etsuo Ishikawa, Shozo Takagi, Fujiyoshi Hirata e Hiroyuki Noyori
Fotos: Rubens Ito/CCIJB