Alexandre Ratsuo Uehara, diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Susana Penteado e Maria de Fátima Barros de Pina, diretoras do Cepro (Centro Profissionalizante Rio Branco), visitaram a Câmara na manhã desta quarta-feira (14/06). Foram recebidos pelo secretário-geral Fujiyoshi Hirata.
O professor Uehara apresentou a Hirata as pessoas responsáveis pelos programas de aprendizagem profissional do Cepro Susana Penteado e Maria de Fátima Barros de Pina, que falaram sobre o tema aprendiz nas empresas e eventualmente poder estudar parcerias com os membros-associados da Câmara.
Segundo Maria de Fátima Barros de Pina, o Cepro desenvolve um programa de formação de jovens em vulnerabilidade social visando a sua capacitação profissional "para colocar mais jovens no mercado de trabalho e poder ajudar as empresas, dar oportunidade aos jovens em sua primeira experiência e posteriormente assumir um cargo".
O Cepro mostra que existem dados que apontam para o grande potencial de contratação de jovens brasileiros de 15 a 24 anos no país, apesar de segundo estudos oficiais, quase a metade desses jovens estarem desempregados. Neste cenário, o Cepro vem desenvolvendo programas de aprendizagem profissional, em conformidade com a Lei da Aprendizagem, nº 10.097, que estabelece a obrigatoriedade por empresas de médio e grande portes a contratação de adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos, para que eles possam trabalhar, adquirir experiência e aprender uma profissão.
O Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), assim como o Colégio Rio Branco, as Faculdades Integradas Rio Branco, o Ensino a Distância Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco têm como mantenedora a Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Susana Penteado, Maria de Fátima Barros de Pina, Alexandre Ratsuo Uehara e Fujiyoshi Hirata

Alexandre Ratsuo Uehara, Susana Penteado, Maria de Fátima Barros de Pina e Fujiyoshi Hirata
Fotos: Rubens Ito / CCIJB