Keisuke Tanaka, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Peruano-Japonesa (CCIPJ), de Lima, Peru, visitou a Câmara na manhã desta segunda-feira (22). Foi recebido pelo presidente Toshifumi Murata, vice-presidente Atsushi Yasuda (presidente da Comissão de Intercâmbio Nipo-Brasileiro), diretor-executivo Haruo Matsuzaki (presidente da Comissão de Fortalecimento de Parcerias com Câmaras) e secretário-geral Fujiyoshi Hirata.
O principal objetivo da visita foi divulgar o Fórum Econômico que será promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Peruano-Japonesa e pelo 13º Conselho Econômico entre Japão e Peru. Este é um ano importante, pois se comemora os 120 anos da Imigração Japonesa no Peru e 50 anos de fundação da mencionada entidade.
Atualmente no centro das atenções do mundo, o Peru é uma das portas de entrada para a América do Sul. Apoiando a promoção do livre comércio e a revitalização econômica através da inovação, o PIB do país no ano passado totalizou US$ 220 bilhões, com taxa de crescimento de 4%, relação dívida pública/PIB de cerca de 26%, e um saldo fiscal com déficit de -2,5%.
O evento será focado na ocasião da reunião da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), a ser realizada em novembro vindouro no Chile, durante dois dias, com a participação de autoridades governamentais e privadas do Japão e do Peru. Um tour opcional também está sendo planejado para o final do segundo dia. A Câmara de Comércio e Indústria Peruano-Japonesa, em cooperação com a Nissho, promoverá o evento em parceria com o Consulado Geral do Japão no Peru e com a JETRO. Tanaka informou que espera receber uma missão econômica de até 100 pessoas vindas do Japão e da América do Norte, e solicitou a colaboração desta Câmara, pois pelo Brasil também ele deseja receber um grande número de visitantes. Nos próximos dias esta Câmara enviará aos associados circular sobre o evento, com maiores informações.

Keisuke Tanaka

Fujiyoshi Hirata, Toshifumi Murata, Haruo Matsuzaki, Atsushi Yasuda e Keisuke Tanaka
Fotos: Rubens Ito / CCIJB